Transporte público é reprovado por 68% da população de Cuiabá, aponta levantamento
A qualidade do transporte público é avaliada negativamente na capital de Mato Grosso por 68% da população. Outros 13% consideram a prestação dos serviços como regular e apenas 5% consideraram o trabalho de forma positiva. Não responderam 14%. Os dados fazem parte da pesquisa Nossa Casa, do Instituto Vetor, divulgada nessa semana e que entrevistou 500 pessoas em Cuiabá.
O levantamento aponta ainda que o trânsito, de maneira geral, é considerado negativo para 76% da população. Cuiabá possui mais de 350 mil veículos circulando diariamente (conforme dados do Departamento Estadual de Trânsito) e a expectativa quanto à conclusão de uma série de obras iniciadas para a Copa do Mundo.
Questionado sobre os dados, o prefeito de Cuiabá Mauro Mendes (PSB), afirmou que não faria especulações, mas ponderou que o sistema deverá ser melhorado com a realização de nova licitação para o transporte público da capital. Para o mês de junho ele estima o lançamento do novo edital de concessão.
“A população exige mais qualidade nos ônibus, mas é preciso esclarecer que a gratuidade afeta o custeio do sistema e puxa o valor da tarifa para cima”, ponderou.
Em janeiro deste ano o Executivo instalou comissão para elaboração de um estudo de viabilidade técnica e jurídica para fazer uma nova licitação mediante concorrência pública para melhoria o serviço de transportes coletivos na capital. A última concessão foi feita em 2004, cujo prazo de vencimento era em 2012, mas foi prorrogada até junho de 2019.
O novo diretor da Agência Municipal de Regulação de Serviços Públicos Delegados de Cuiabá (Arsec), Alexandre Bustamante, informou que a sociedade será ouvida para que ajude a apontar quais são melhorias urgentes e que são factíveis para execução em curto prazo.
Usária do transporte coletivo, a estudante universitária, Maria Clara Borges, afirma que a falta de ar condicionado na frota é um grave situação considerando as altas temperaturas, peculiares, a capital.
A Associação Matogrossense dos Transportes Urbanos (AMTU) informou que a frota diária na capital é de 387 veículos e que diariamente são atendidos 300 mil usuários. Quanto aos resultados da pesquisa, a assessoria de imprensa da AMTU, ainda deverá se posicionar.
Fonte: Arenapolisnews