Justiça cassa o mandato de Walace; Lucimar assumirá a Prefeitura de VG
O prefeito de Várzea Grande Walace Guimarães (PMDB) e o seu vice Wilton Coelho (PR) foram cassados pela Justiça. A decisão é do juiz da 58ª Zona Eleitoral José Luiz Lindote e ainda cabe recurso. O magistrado acatou a solicitação do Ministério Público Eleitoral, que havia se posicionado pela perda do cargo eletivo.
Além disso, determinou que a segunda colocada nas eleições 2012, Lucimar Campos (DEM), assuma o comando do Paço Couto Magalhães. Lucimar é esposa do ex-senador Jayme Campos (DEM). “Diante do exposto, restando demonstrada a prática de captação e gastos ilícitos de recursos para fins eleitorais, em consonância com o parecer do Ministério Público, julgo procedente a Ação de Investigação Judicial Eleitoral proposta pelo DEM em face de Walace dos Santos Guimarães e Wilton Coelho, prefeito e vice-prefeito de Várzea Grande, razão pela qual determino a cassação dos diplomas outorgados em favor dos eleitos, de forma imediata, com base no art. 30-A e parágrafos da Lei n. 9.504/97”.
O peemedebista era acusado de cometer crime de Caixa 2 por meio de triangulação com empresas e laranjas, como seu irmão Josias Guimarães. A Justiça, inclusive, havia determinado a quebra do sigilo bancário de Walace e de doadores de campanha dele.
O MP, ao pedir a sua cassação, sustenta que as provas obtidas com a quebra do sigilo bancário de Walace e de seus apoiadores demonstram a utilização e captação de recursos ilícitos para financiar a campanha.
“Em assim sendo, opina o Ministério Público Eleitoral pela integral procedência da Ação de Investigação Eleitoral, no sentido de que sejam cassados os diplomas dos requeridos Walace Santos Guimarães e Wilton Coelho Pereira, pela prática de captação e gastos ilícitos de recursos, com o consequente abuso do poder econômico, observando-se as consequências legais, em especial a aplicação do disposto no artigo 224, do Código Eleitoral”, aponta o documento.
Fonte: RDNews