Política

AL realiza audiência pública para debater enfrentamento às drogas

depguilhermemalufalA Assembleia Legislativa realiza no próximo dia 22, audiência pública para debater políticas públicas em prol do enfrentamento às drogas no estado. A discussão foi proposta pelo presidente da Casa de Leis, Guilherme Maluf (PSDB).

O evento acontece no auditório Milton Figueiredo do Poder Legislativo, às 9h e foram convidados para participar, o governo do estado, o Tribunal de Justiça (TJ), Ministério Público Estadual (MPE), Defensoria Pública, Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), universidades públicas e particulares, conselho municipal e estadual de políticas anti-drogas e a população.

“Escolhemos a data de 22 de junho para debater este teme de relevante importância para a nossa sociedade, pois como de costume, se inicia a semana de enfrentamento às drogas, que vai até o dia 26 de junho, data em que são celebrados tanto o dia internacional quanto o dia nacional de combate às drogas, sendo realizados eventos e mobilizações em todo o mundo”, justificou Maluf.

No entendimento de Maluf, o Estado deve sempre buscar debater com a sociedade, a adoção de políticas públicas que visem a conscientização, prevenção e enfrentamento às drogas. “Neste sentido, pretendemos mobilizar toda a sociedade e poder público para debatermos tal tema e juntos construirmos uma solução para este mal”, disse o presidente da Casa de Leis.

Os dados no Brasil sobre o consumo de droga são alarmantes. De acordo com o estudo apresentado pela Organização das Nações Unidas (ONU), a proporção da população brasileira que consome cocaína cresceu de 0,4%, em 2001, para 0,7% em 2005. Em 2001, 1% dos brasileiros entre 15 e 65 anos consumia a droga. O índice subiu para 2,6% em 2005. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), o mundo tem pelo menos 200 milhões de consumidores de drogas, dos quais 40 milhões são dependentes.

“E o nosso Estado não foge dessa realidade. Dentre os males que assolam a nossa sociedade, entendemos que o consumo de drogas é aquela que causa o maior prejuízo social, além de danos à saúde dos usuários e transtornos irremediáveis à família”, argumentou Maluf.

Além disso, o presidente da Casa de Leis lembra que em alguns casos, os usuários de drogas passam a ter uma rotina criminosa para sustentar o vício.

Cuiabamais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *