Política

População debate com autoridades implantação do Hospital Regional em Tangará

saturnino

Audiência pública reuniu cerca de 300 pessoas no auditório da ACITS, em Tangará da Serra , nesta sexta-feira (12), que discutiu a construção e implantação do Hospital Regional, requerida pelo deputado Saturnino Masson. Hoje, mesmo sendo um município pólo, não tem estrutura suficiente para atender todas as demandas que chegam. A cidade possui um Hospital Municipal, que dentro das suas limitações, realiza atendimentos para pequenas cirurgias, consultas, exames e várias especialidades, como: dermatologia, ortopedia, operações bucomaxilares, pediatria e outras.

O presidente da Unimed em Tangará, Ricardo Gonsales, disse que para a implantação do Hospital Regional seria necessário uma parceria público/privada independente de ser com a Unimed ou com outras empresas.Ele apresentou um modelo de hospital e sua viabilidade, com números de leitos e atendimentos necessários para atender a demanda do município.

Eli Ambrósio Nascimento, um dos palestrantes falou da importância do Hospital Regional. “Promover a saúde é ter consciência, espaço para a participação da sociedade civil e também enquanto população. A regionalização trás benefícios, precisamos da descentralização do serviço de urgência e emergência, de desafogar os serviços. Não são só os paciente que enfrentam dificuldades, os profissionais de saúde também. Queremos qualidade no atendimento prestado para podermos ser referência na região”.

Itamar Martins Bonfim, secretário de saúde de Tangará da Serra parabenizou o deputado Saturnino Masson por essa iniciativa. “Essa discussão da implantação do Hospital Regional tem o apoio da Câmara Municipal de vereadores, Estamos nos esforçando em tirar esse projeto do papel do papel. A reforma e unidade mista de saúde de Tangará já foram gastos mais de 3 milhões de reais. Esperamos o apoio, tanto técnico como financeiro, para uma boa atenção básica a saúde e fazer com que os usuários do SUS de Tangará sejam atendidos no município.

O presidente da Câmara de Tangará , vereador Romer Yamachida, falou da necessidade desse hospital para a região.” Já providenciamos os documentos necessários para a implantação do hospital regional. Queremos o mais breve possível que esse projeto seja iniciado e a população atendida”.

O deputado federal Adilton Sachetti (PSB), disse que o país está passando por um momento de crise e o setor mai prejudicado é a saúde, e isso meche com os sentimentos da população. ” Temos que ser honestos, não tenho como prometer a construção do hospital regional, mas estou pronto com meu trabalho e contribuir com o município, independente de diferenças políticas”, declarou Sachetti.

A secretária Adjunta de Gestão Estratégica da SES/MT Margareth Gomes Chaves disse que a iniciativa é muito boa e importante para a região , porque faz uma avaliação do município e região quanto suas necessidades de saúde e de ter um hospital de referência , firmando um projeto do governo do Estado, Pedro Taques. ” A princípio precisamos que a unidade mista de Tangará esteja pronta , vamos fazer um estudo epidemiológico, nos vários e pequenos hospitais da região e ver as necessidade de implantar os serviços que ainda não têm, para que o usuário da região não precise de ir aos grandes Centros. Estamos aqui para confirmar esse compromisso”, declarou Margareth.

O prefeito de Tangará Fabio Junqueira (PMDB), fez um balanço da real situação da saúde no município. “Chegou a hora de termos mais condições financeiras para podermos melhorar o atendimento a população, que tanto sofre com a falta de atendimento. Quero parabenizar o deputado Saturnino por essa iniciativa, e que essa discussão chegue até o governo do Estado, bancada federal para juntos podermos construirmos esse hospital, bem como darmos maiores condições a estrutura que já temos aqui na cidade”, declarou Junqueira.

11Saturnino afirmou que em Tangará as coisas tem acontecido sempre com força do povo. “Tenho obrigação e o compromisso com a população na construção do Hospital Regional. A região tem mais de 300 mil habitantes, vamos trabalhar incansavelmente e não vamos medir esforços para colocarmos em prática esse projeto e tornar realidade, esse é nosso sonho, e é o que a população deseja, já que e o governo do Estado assumiu o compromisso de implantar o Hospital Regional na cidade.

Queremos o apoio da bancada Federal, prefeitos, vereadores, Secretários Municipais, Conselhos Municipais de Saúde,Entidades, Organizações Não Governamentais e a sociedade em geral, para que de fato possamos ajudar a população, que tanto necessita de atendimento a saúde”, disse o parlamentar.

Por: Rosangela Milles/Assessoria de Gabinete

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *