População de Barra do Bugres é atendida pelo Projeto Rondon
Estudantes Universidade Federal do Rio Grande do Sul e também da Universidade Federal de São Carlos foram selecionados para participar do “Projeto Rondon – Operação Bororos” estão em Barra do Bugres 13 deste mês realizando diversas atividades junto à comunidade como cursos nas áreas de saúde, educação e cidadania e também na área de geração de renda e desenvolvimento sustentável.
O Projeto Rondon é realizado em parceria com o Ministério da Defesa e universidades brasileiras para levar atendimento às comunidades mais carentes. Contribuindo para a solução dos problemas sociais das comunidades atendidas, formulando politicas publicas locais, participativas e emancipadoras.
Em Mato Grosso, 15 municípios foram escolhidos pelo Ministério da Defesa para receberem a ação, entre eles o município de Barra do Bugres que não tem medidos esforços para desenvolver atividades que contribuem para conhecimento dos munícipes.
A professora Rochele Amorim Ribeiro destacou que o projeto Rondon tem sido uma experiência muito positiva, tanto para os participantes como também para a universidade, que estão tendo a oportunidade de se aproximar mais da população.
Em todo o estado aproximadamente 300 universitários e professores de universidades estão nos municípios de Acorizal, Arenápolis, Barão de Melgaço, Barra do Bugres, Chapada dos Guimarães, Diamantino, Jangada, Juscimeira, Nortelândia, Nossa Senhora do Livramento, Porto Estrela, Poconé, Rosário Oeste, Dom Aquino e São Pedro da Cipa.
HISTÓRIA – O projeto foi criado em 1967 e manteve ações até 1989. E, em 2005, foi retomado depois de uma reformulação. Desde então, a iniciativa já levou mais de 12 mil rondonistas a cerca de 800 municípios.
Assecom