Menina de 11 anos que pesava 182 kg faz tratamento e emagrece 12 kg
Ela vive em abrigo em Cuiabá e começou tratamento em São Paulo.
Criança já passava por tratamento na unidade, mas não perdia peso.
Uma menina de 11 anos que sofre de obesidade mórbida perdeu 12 kg durante um tratamento em uma clínica em São Paulo. Ela pesava 182 kg quando foi encaminhada para o Hospital das Clínicas, no dia 30 de maio deste ano, para iniciar o tratamento. Há quatro anos, ela vive em um abrigo de Cuiabá, e tem recebido acompanhamento de uma equipe da Secretaria Estadual de Assistência Social (Setas).
A menina está respondendo bem ao tratamento e apresenta boa adaptação ao ambiente hospitalar, conforme a secretaria.
A assessoria informou ainda que nos próximos dias a criança passará por uma avaliação com um endocrinologista para saber se existe a possibilidade de fazer uma cirurgia bariátrica. O tratamento está sendo custeado pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
A menina foi à capital paulista acompanhada por uma equipe da secretaria, composta por quatro profissionais, sendo uma médica, a superintendente do Lar da Criança e mais dois cuidadores. Para auxiliar a criança no retorno à Cuiabá, a equipe passou por um treinamento no hospital. A menina deve retornar à capital neste mês.
No hospital, a criança foi atendida por psicólogos, nutricionistas e psiquiatras. A secretaria informou que ela frequenta a escola normalmente e cursa a 6º série.
Ela já estava acima do peso quando chegou no abrigo e já passava por tratamento na unidade. Como a menina não perdia peso, a 1ª Vara da Infância e da Adolescência e a Promotoria da Infância e da Juventudeconseguiram junto com a secretaria encaminhar a criança para São Paulo. Além do excesso de peso, a criança tem transtorno de conduta.
G1-MT