Política

Deputado apresenta projeto para implantação do Programa Sorria MT nas faculdades

dente - CA ideia é garantir atendimento à população carente através de parcerias entre a Secretaria de Estado de Saúde e as faculdades privadas, principalmente no interior.

O deputado estadual Saturnino Masson (PSDB) apresentou projeto esta semana para implantação do programa “Sorria Mato Grosso” nas faculdades privadas. O objetivo é dar oportunidade aos acadêmicos de odontologia e professores de realizar atendimentos nas comunidades, a fim de conscientizar a população carente sobre os cuidados com a saúde bucal.
A proposta de levar atendimento à população que vive em condições de maior vulnerabilidade social, pode atender aqueles que vivem mais distanciados das unidades básicas de saúde, principalmente no interior .

Além de clinicar, a ideia é formar lideranças para que no futuro tenham condições de assumir os problemas da saúde bucal em suas regiões e promover debates sobre as principais dificuldades enfrentadas nos municípios. O programa será executado através das faculdades privadas, com a anuência da Secretaria de Estado de Saúde- que ficará responsável por criar mecanismos necessários à implementação das ações.

A SES poderá ainda firmar convênios com outros órgãos da administração direta, indireta, autarquias bem como órgãos da União, para cumprir os objetivos da lei, além de otimizar administrativamente a criação de metas a serem cumpridas pelo referido programa bem como apresentar semestralmente dados e resultados de forma clara e transparente.

O programa também deve oferecer campanhas educativas sobre a prevenção do câncer de boca e demais lesões bucais através de ambulatório móvel, possibilitando o diagnóstico precoce e o pronto- atendimento.

“Saúde e Educação são irmãs gêmeas, sempre andam lado a lado, já que uma depende da outra. O programa tem o intuito de proporcionar aos acadêmicos do curso de Odontologia mais envolvimento em campanhas educativas, de prevenção e recuperação da saúde bucal da população mato-grossense, juntamente com os professores e a Secretaria de Saúde”, ressalta Masson.

Por meio do programa, o governo poderá utilizar as faculdades para realizar campanhas educativas e preventivas, além de possibilitar integração de alunos e professores a um problema que é de responsabilidade social de toda a comunidade e que se encontra hoje sob a total responsabilidade do governo.

 

Assessoria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *