STJ recebe habeas corpus de Silval, formulado por maior criminalista do Brasil
O Superior Tribunal de Justiça recebeu, na manhã desta terça-feira (22), O Habeas Corpus rogando pela liberdade do ex-governador de Mato Grosso, Silval da Cunha Barbosa. O ex-chefe do Executivo estadual foi preso, após dois dias foragido, no dia 17 setembro, em conseqüência da Operação Sodoma. O HC foi distribuído por sorteio ao ministro Ericson Maranho (desembargador convocado do TJ/SP).
Protocolizado às 08h26, no recurso, constam como advogados de defesa Antônio Carlos de Almeida Castro, o Kakay, maior criminalista do Brasil, e os juristas Franscisco Faiad, Ulisses Rabaneda dos Santos e Valber da Silva Melo. Kakay já defendeu pessoas conhecidas, como: o ex-presidente da CBF Ricardo Teixeira, o banqueiro Salvatore Cacciola, a atriz Carolina Dieckmann e o publicitário Duda Mendonça.
A magistrada Selma Rosane de Arruda, da Sétima Vara Criminal de Cuiabá, foi a responsável por decretar a prisão preventiva de Barbosa. O Político é investigado por comandar um esquema de crimes de corrupção e lavagem de dinheiro. Durante a Operação Sodoma, além das medidas contra o ex-governador, foram cumpridos um total de onze mandados de busca e apreensão nas residências dos ex-secretários Pedro Jamil Nadaf, Marcel Souza de Cursi. Nadaf e Cursi também foram presos preventivamente.
Em instância inferior, no Tribunal de Justiça de Mato Grosso, o desembargador Alberto Ferreira de Souza, da Segunda Câmara Criminal, indeferiu, monocraticamente, o mesmo habeas corpus, no dia 18 de setembro, mantendo Silval preso.
Mídia News