Variedades

Prefeitura realiza manutenção em rede de esgoto na Avenida Emanuel Pinheiro

IMG_32881Na manhã desta segunda-feira (23/11), a prefeitura de Barra do Bugres através do DAE – Departamento de Água e Esgoto impediu parcialmente a Avenida Emanuel Pinheiro para realizar os trabalhos de desobstrução da rede de esgoto daquela região.

De acordo com Carlos Guedes, chefe operacional do setor será necessário de dois a três dias de trabalhos para acabar com os transtornos dos moradores próximos a avenida. “Todo cuidado aqui é pouco, porque passa três redes de tubulação de água, esgoto e águas pluviais, próximas uma da outra” disse Guedes explicando que o operador da retroescavadeira tem de tomar muita cautela ao fazer o buraco para fazer a manutenção.

Carlos Guedes, explica ainda que o problema do vazamento de esgoto nas residências próximas a avenida Emanuel Pinheiro com a rua João de Campos Borges só aconteceu porque o grande fluxo de veículos pesados passarem no local e com o peso a tubulação cedeu.

Segundo Carlos Guedes, as redes de esgoto devem receber apenas o esgoto sanitário. Essas redes não suportam a vazão, o lixo, a areia, as pedras e a sujeira das ruas contidas na água das chuvas, por isso são separadas das redes de drenagem pluvial.

Para evitar a obstrução da rede de esgoto alguns cuidados são necessários: não jogar lixo no vaso sanitário ou nas caixas de esgoto (resto de comida, papel, absorventes, preservativos, cabelo, plástico, etc); limpar periodicamente a caixa de gordura; não fazer ligação na rede de esgoto para escoar água de chuvas; não descartar óleo de cozinha nem borra de café na pia, pois esses materiais entopem a rede e poluem o meio ambiente. A água da chuva, proveniente de telhados, calhas e ralos, devem ser direcionados para a rede de drenagem pluvial e não para a rede de esgoto.

Por Nilson Guedes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *