Destaques

Ministro do STF suspende andamento do impeachment na Câmara

Decisão foi tomada após chapa oposicionista ser eleita para compor comissão que analisa impedimento da presidente

1434494584912O Supremo Tribunal Federal suspendeu a instalação da comissão especial que vai analisar o pedido de processo de impeachment de Dilma Rousseff. A decisão saiu agora pouco, após a Câmara dos Deputados eleger, nesta terça-feira (8), uma chapa oposicionista para compor a comissão.

O ministro Luiz Edson Fachin argumentou que é preciso evitar a realização de atos que podem ser invalidados pela Corte. Assim, o processo fica suspenso até que o STF analise o caso em uma sessão marcada para quarta (16).

Na votação de hoje, a chapa formada por oposicionistas e dissidentes da base aliada do governo recebeu 272 votos em uma sessão secreta. Governistas reclamam que o presidente da Câmara, Eduardo Cunha – favorável ao impeachment – não ouviu questionamentos tanto a respeito da criação de uma chapa alternativa, quanto à instalação de votação secreta, o que favoreceu parlamentares que não quiserem se expor ao governo na hora do voto.

O pedido analisado por Fachin foi protocolado pelo PC do B. No pedido, o partido pede uma análise da lei 1079, que fala sobre o rito do impeachment. A legenda questiona justamente a criação da chapa oposicionista e a realização de uma votação secreta na Casa.

Band

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *