Audiência Pública em Rondonópolis acontece nesta sexta-feira, 04
Requerimento de autoria do deputado estadual Coronel Taborelli irá debater políticas públicas de segurança e a implantação da Escola Militar no município.
Autor do requerimento N° 49/2016, aprovado em sessão plenária, o deputado estadual Coronel Pery Taborelli (PV), conduzirá nesta sexta-feira (04), às17h, Audiência Pública que será realizada no auditório da Câmara Municipal da cidade de Rondonópolis. O evento, composto pelas principais autoridades do Poder Executivo e Legislativo de Mato Grosso, tem como intuito debater a implantação da Escola Militar no município, além de levantar as questões relacionadas a políticas públicas de segurança.
Além da audiência marcada para as 17h, Taborelli conta que irá realizar algumas visitas em alguns órgãos da cidade, IML, CISC e a Delegacia Especializada de Defesa da Mulher (DEDM), são alguns pontos descritos pelo deputado. “É preciso constatar in loco os reais problemas que Rondonópolis está passando, assim posso agir de forma rápida e precisa, buscando a força necessária nos colegas parlamentares”, disse.
Mantendo um contato direto com a Major PM, e diretora responsável pela administração da Escola Militar Tiradentes, em Cuiabá, Evandra Caroline Taques, Taborelli pretende ampliar o método de ensino em outros municípios de Mato Grosso.
Durante visita da equipe técnica do parlamentar à instituição, a diretora explicou que a disciplina militar aplicado ao regulamento escolar, vem apresentando bons resultados há mais de 30 anos, formando alunos através da disciplina e respeito.
“O regime aplicado na Escola Estadual da Polícia Militar Tiradentes, diferencia-se de outros métodos convencionais de ensino. Além da grade habitual de ensino, inserimos normas e regulamento militar aos alunos. Nossa escola está entre as quatro primeiras unidades de Cuiabá no exame do Enem (Exame Nacional de Ensino Médio), isso demonstra a dedicação de nossos professores e alunos. Tenho orgulho em dizer que nosso índice de evasão escolar é zero, mantemos contato direto com os pais e responsáveis, acionando os mesmos ao Conselho Tutelar caso o aluno não compareça sem uma justificativa plausível por três vezes”, explicou a major Evandra Caroline Taques.
A presidente da Associação de Mulheres de Rondonópolis e Região Sul de Mato Grosso, Sandra Raquel Mendes, é uma das autoridades que irá compor a mesa de debates durante a audiência. Sandra conta que tem o deputado Coronel Taborelli como principal aliado desde quando o parlamentar exercia o papel de comandante do 5° Batalhão e Regional da cidade.
“O Coronel Taborelli sempre foi um dos nossos principais aliados. Na época, exercia o papel de presidente do Conselho Municipal de Defesa da Mulher em Rondonóplois. São várias as conquistas adquiridas desde então. Hoje mais uma vez conto com a sua ajuda para mudar o atual quadro que se instalou em nossa cidade”, disse Sandra.
Taborelli diz que é preciso mobilizar toda a população rondonopolitana e cobrar ações imediatas do Poder Executivo. “Somente com mobilizações, a exemplo da Audiência Pública, a sociedade poderá ter uma resposta imediata diante a violência que se alastra em nosso Estado. Como deputado, apresento indicações, requerimentos, cobro o Executivo Estadual, dentre outras atribuições de um parlamentar, mas acredito que somente com a organização da sociedade é que verdadeiros resultados aparecem”, afirmou.
BRUNO BARRETO / Assessoria de Gabinete