Taborelli conduz Comissão e propõe solução ao setor da Segurança Pública
Sistema penitenciário e carência estrutural do Corpo de Bombeiros Militares de MT foram debatidos
Comissão de Segurança Pública e Comunitária , da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, recebeu nesta terça-feira (8), o secretário de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), Márcio Frederico de Oliveira Dorilêo, acompanhado dos secretários adjuntos; Cleitiane Dias, Enéas Corrêa de Figueiredo Júnior e Zilbo Bertoli Júnior. Também estiveram presentes o secretário de Planejamento de Mato Grosso, Marco Marrafon, o secretário adjunto de Administração Penitenciária, Luiz Fabrício Vieira Neto, e o coronel do Corpo de Bombeiros, Sandro Caillava.
O encontro teve o intuito de debater a falta de recursos destinados a Sejudh e a carência estrutural do Corpo de Bombeiros Militares de MT (CBMMT). Presidente da comissão, o deputado Pery Taborelli (PV), conduziu a reunião
Na ocasião, o secretário Márcio Dorilêo apresentou estatísticas que comprovam o atual problema penitenciário de MT. Segundo Dorilêo, um preso pode custar ao Estado até R$ 7 mil. “São 612 mil reeducandos registrados em nosso sistema penitenciário, destes, 40% aguardam julgamento. Precisamos da ajuda do Poder Legislativo para sanar estes problemas, é um gasto totalmente desnecessário”, explicou o secretário.
Sandro Caillava, representando o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, Júlio César Rodrigues, ausente por motivos pessoais (Caillava), explicou ao deputado José Carlos do Pátio (SD), um dos membros que compõe a comissão, os motivos pelos quais apenas 10 soldados do CBMMT foram designados para a cidade de Rondonópolis.
“Espero que todas as dúvidas dos parlamentares sejam esclarecidas nesta reunião. Queria poder designar quantos soldados fossem necessários a todos os municípios de Mato Grosso, infelizmente esta não é a realidade. Não nego a alta demanda de trabalho na cidade de Rondonópolis, mas é nosso papel, como administradores da instituição, lesar ainda mais nossa fragilizado Corporação. Estamos abertos a debates para solucionar todos os problemas, em qualquer município, mas precisamos do apoio de todos os deputados estaduais”, explica Caillava.
Sendo um dos membros que constituem a comissão, o deputado José Carlos do Pátio, disse que, ao lado do deputado Coronel Taborelli, irá chamar a atenção para o atual quadro que se instalou no sistema penitenciário e no CBMMT. “Todo o setor da Segurança Pública obteve um aumento de mais de 40% em seu orçamento, já a Secretaria de Justiça não teve aumento nenhum. Reconheço a precariedade em nosso sistema penitenciário, por isso, ao lado do Coronel Taborelli, irei levar a situação aos outros colegas parlamentares”.
Durante a reunião, Taborelli disse que irá apresentar uma Emenda a uma mensagem do governo que devolve a alta gestão aos Bombeiros Militares e demais setores da Segurança Pública. “Encontramos um verdadeiro cenário de pós-guerra em MT, um Estado totalmente sucateado. O setores da Segurança Pública obedecem um edital ainda vigente de uma gestão corrupta. É preciso devolver a autonomia financeira aos órgãos da segurança. Se assim for, iremos oferecer condições de trabalhos dignas aos nossos profissionais, ofertando um serviço de qualidade a toda sociedade mato-grossense”, comentou.
BRUNO BARRETO / Assessoria de Gabinete