Comitiva conhecerá portos do Chile e Peru, nova saída pelo Pacífico para a produção de Mato Grosso
Com o objetivo de buscar ações integradas para problemas comuns dos países que integram a Zona de Integração do Centro Oeste Sul-Americano (Zicosur), o Governo de Mato Grosso realiza entre os dias 22 a 28 abril a Caravana da Integração. A comitiva, que contará com participação de representantes da Argentina, Brasil, Bolívia, Chile, Paraguai e Peru, sairá de Cuiabá e seguirá até Arequipa, no Peru.
A Caravana da Integração vai debater e conhecer soluções que podem dar certo nas áreas de segurança, comércio, turismo, cultura e buscar a saída da produção de Mato Grosso pelos portos do Oceano Pacífico. Além de promover a integração com a região, a estratégia do governo estadual é fazer com que a produção mato-grossense ganhe uma saída pelo Pacífico, barateando o custos de transporte e chegando com mais agilidade à China, principal consumidora da produção do estado.
Além da logística, outros temas serão debatidos em busca de soluções conjuntas, por meio de exemplos de sucesso encontrados nas cidades, estados/províncias que serão visitadas pela comitiva coordenada pelo governador Pedro Taques.
Estratégia
Para escoar a produção pelo Pacífico, a comitiva vai analisar as condições das estradas e os procedimentos realizados pelas aduanas e imigração dos países da região andina. “Será uma oportunidade única de fazermos essa troca de experiência em diferentes áreas e tem uma importância muito grande na questão da logística, uma vez que países como o Chile e o Peru são alternativas de saída para o Pacífico. Estamos em um estado de transformação e de integração”, comentou o chefe do Executivo de Mato Grosso.
O primeiro ponto de parada será em Cáceres. Depois a comitiva do governador com os representantes dos países do centro da América do Sul passará pela Bolívia, Chile e por último o Peru. A ideia de criar a Caravana da Integração foi apresentada por Taques ao governador de Santa Cruz (Bolívia), Ruben Costas Aguillera, em novembro de 2015.
De acordo com assessora de Assuntos Internacionais do Governo de Mato Grosso, Rita Chiletto, o trabalho da caravana se propõe a concretizar políticas públicas conjuntas entre os membros do bloco econômico Zicosur que, até então, não saíram do papel.
“Pouca coisa foi realmente efetivada dos planos que já existem entre estes países. Hoje ainda encontramos estradas de uso comum com pouquíssima infraestrutura, por exemplo. Não existe uma norma sanitária para ida e vinda de alimentos, por exemplo. Essas coisas precisam ser tratadas de forma unida, em prol da população de cada um destes países”, afirmou Chiletto.
Ao longo do percurso serão firmados, nos diferentes países, acordos de cooperação e integração com os governos subnacionais do Centro-Oeste Sul Americano. E, chegando ao Pacífico, será possível conhecer os portos chilenos e peruanos.
MT em destaque
A caravana terá início após a reunião do Zicosur que será realizada em Cuiabá, em paralelo à Feira Internacional do Pantanal (FIP), nos dias 20 e 21 de abril. Durante os dois dias, representantes dos países e estados que compõem o Zicosur estarão na Capital debatendo mecanismos de apoio ao comércio, indústria, turismo, cultura e meio ambiente.
Quando estiverem em Cuiabá para o encontro do Zicosur, os representantes dos países do centro da América do Sul terão a oportunidade de conhecer o potencial turístico de Mato Grosso, que será exposto na FIP. Na feira serão comercializados produtos turísticos com valores diferenciados por agências, hotéis, pousadas entre outras. Haverá encontros institucionais, palestras e oficinas, atendimento empresarial.
Com a participação de autoridades internacionais, a visibilidade de feira tende a ser ainda maior, divulgando as belezas de Mato Grosso para o mundo e fomentando o turismo internacional no estado.
Confira abaixo a programação da Caravana da Integração
22/04 – Sexta-feira
Saída de Cuiabá para Cáceres de onde a comitiva segue para San Ignacio de Velasco (BO)
21h – Jantar e Ato Público em San Ignacio de Velasco
23/04 – Sábado
Deslocamento de San Ignacio de Velasco para San Jose De Los Chiquitos
13h – Visita a Santa Cruz de La Sierra (San Jose de Los Chiquitos)
20h – Ato Público (Santa Cruz de La Sierra)
24/04 – Domingo
Deslocamento de Santa Cruz de La Sierra para Cochabamba
21h – Ato Público (Cochabamba)
25/04 – Segunda-feira
Deslocamento de Cochabamba para Iquique (Chile)
21h – Ato Público
26/04 – Terça-feira
8h – Visita ao Porto Estadual de Iquique (Portos Graneleiros Patillos e Patache)
11h – Visita à Zona Franca de Zofri
12h – Visita ao Porto Estadual de Arica
17h – Visita à Zona Franca de Tacna (Peru)
21h – Ato Público em Tacna
27/04 – Quarta-Feira
8h – Deslocamento de Tacna para Matarani
12h – Visita ao Porto de Matarani
20h – Evento Público de encerramento da Caravana da Integração.
Euziany Teodoro/Thiago Andrade | Gcom-MT