Autoridades de Tangará têm sinal verde de Taques para a região
Entendimentos renderão ações e recursos para investimentos em infraestrutura, saúde e segurança pública
Uma reunião ampliada ocorrida no final da tarde desta terça-feira (10), no Palácio Paiaguás, entre o governador Pedro Taques (PSDB), os deputados Wagner Ramos (PSD) e Saturnino Masson (PSDB) – conseguida pelos parlamentares, e representantes da sociedade organizada de Tangará da Serra definiu ajustes imediatos e novas metas para fortalecer a região polo do médio norte mato-grossense.
“O governo tem o firme propósito de ajudar a região e está empenhado nesse sentido. Vamos construir três novos hospitais regionais no Estado e Tangará terá o seu” adiantou Taques. Ele disse ainda que os recursos serão obtidos por meio do Escritório das Nações Unidas para Serviços de Projetos (UNOPS, do inglês United Nations Office for Project Services).
O Unops é órgão operacional das Nações Unidas. Seu objetivo é ajudar diferentes parceiros a executar projetos de ajuda humanitária, desenvolvimento e construção da paz. Ainda de acordo com o governador, o projeto inicial é que o Hospital Regional de Tangará atenda “mais de 150 leitos e 20 acomodações de UTIs”. “Vamos construir o hospital regional mas, antes, precisamos ajudar o hospital municipal e estou pronto para isso”, completou Taques.
Em uma carta aberta entregue ao governador, as prioridades são: construção e instalação do Hospital Regional de Tangará da Serra com 200 leitos para atendimentos de alta, média e baixa complexidades; e pavimentação de trechos estratégicos das rodovias MT-246, 358, 339 e 240. Também, manutenção das câmeras de vigilância instaladas no município e aumento de efetivo policial para o Comando Regional VII e a Polícia Civil.
Segundo Pedro Taques, os recursos para as obras da MT-246 – que liga Jangada a Tangará da Serra – serão oriundos do Prodestur, sigla do “Programas Regionais de Desenvolvimento do Turismo”.
Para a MT-343, no trecho Barra do Bugres-Porto Estrela-Distrito de Aparecida (este, pertencente a Cáceres) também está no projeto de complementação do asfalto. Já as obras do trecho que liga as MTs-339 e 240 – entre Tangará e Santo Afonso – serão realizadas por meio do novo Fethab. Ele foi criado pela Lei 7.263/2000, sancionada pelo governador e publicada no Diário Oficial do Estado do último 23 de dezembro.
O Fundo Estadual de Transporte e Habitação é destinado a financiar planejamento, execução, acompanhamento e avaliação de obras e serviços de transportes e habitação em todo o território mato-grossense. Ele prevê que os recursos oriundos da arrecadação do imposto do óleo diesel (cerca de R$ 524 milhões) sejam divididos entre os 141 municípios (50%) e Estado (50%).
“Sempre estarei na luta por nossa região, recebendo as demandas e dando os encaminhamentos necessários. Me sinto feliz com esse encontro e com o comprometimento do Governo Estado em poder atender nossos pedidos”, disse Masson. O deputado Wagner Ramos disse que o objetivo é que esse encontro assegure bons resultados para a região, principalmente quanto as rodovias. “Queremos ver Cáceres funcionando por meio da ZPE (Zona de Processamento e Exportação)”, afirmou Wagner.
Por sua vez, o prefeito Fabio Junqueira ressaltou a parceria com o Estado. Ele agradeceu o apoio ao Centro de Testagem e Assistência Especializada, e destacou as emendas destinadas à saúde, por meio dos deputados Saturnino e Wagner. Junqueira pediu um aporte para a feira da Vila Alta e também recurso mensal para o Hospital Municipal no valor de R$ 1 milhão e meio de reais.
A reunião no Palácio Paiaguás também contou com o deputado federal Ezequiel Fonseca (PP); o prefeito de Tangará, Fábio Junqueira (PMDB) e o presidente da Câmara de Vereadores do município, Sílvio Sommavila (PDT) e titulares.
Por Fernando Leal