DestaquesPolítica

Lula acusa Moro de subir no palanque em MT e questiona defesa de Leitão

Site de ex-presidente aponta que magistrado tem laços com tucanos do Estado

lula-e-moro-jpg2Em seu site oficial, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva criticou nesta terça-feira a postura do juiz federal Sérgio Moro em participar de uma palestra na noite desta segunda-feira em Cuiabá onde abordou a corrupção no país. Com o título “Justiça Parcial”, o site citou que o encontro foi organizado por um governo do PSDB e que o magistrado deixou o trabalho em Curitiba (PR) para atender o pedido.

A reportagem ainda destacou que o magistrado aproveitou o ato para criticar o projeto aprovado na Câmara dos Deputados que reduz os poderes do Ministério Público e Judiciário. Foi citado ainda o elogio do magistrado paranaense ao deputado federal Nilson Leitão (PSDB), que responde ações de improbidade administrativa, por ter sido o único bancada do Estado a se posicionar de forma contrária a medida.

O site petista lembrou que o empresário Giovani Guizardi citou, em delação na premiada na “Operação Rêmora”, que Nilson Leitão teve contas de campanha quitadas através de um esquema de corrupção na secretaria de Educação de Mato Grosso descoberto na “Operação Rêmora”. Outro ponto abordado na matéria foi a tietagem dos secretários de Estado sobre o magistrado.

lula-e-moroLula ainda questionou o fato dos valores gastos com Sérgio Moro pelo Governo de Mato Grosso não terem sido divulgados.

OUTRO LADO

Por meio de nota, a assessoria de comunicação do ex-presidente Lula negou que a publicação tenha como objetivo ofender o juiz Sérgio Moro. “A nota trata unicamente de fatos, notadamente o fato de Moro ter atendido a compromisso montado e agendado pelo governo do Estado de Mato Grosso, em Cuiabá – e que o governador de turno do Estado é filiado ao PSDB”, diz a assessoria de comunicação.

O ex-presidente afirmou que segue respondendo a ação penal e que não tomou nenhuma medida para retardar o processo.

Íntegra da nota:

– Não consta em nota publicada no perfil de Lula no Facebook nenhuma acusação sobre Sérgio Moro. A nota trata unicamente de fatos, notadamente o fato de Moro ter atendido a compromisso montado e agendado pelo governo do Estado de Mato Grosso, em Cuiabá – e que o governador de turno do Estado é filiado ao PSDB.

– Não é nem nunca foi a estratégia da Defesa de Lula “desqualificar o juiz federal Sérgio Moro para colocá-lo sob suspeição e assim retardar o julgamento das ações penais que lhe podem render mais de 10 anos de cadeia.”

– O Ministério Público Federal elencou 11 testemunhas de acusação no processo que move contra Lula e nenhuma delas foi capaz de ligar o ex-presidente a qualquer esquema criminoso, evidenciando, assim, o caráter político do processo penal a que responde o ex-presidente.

A Defesa de Lula jamais tomou qualquer medida protelatória para retardar o processo, pelo contrário, é de interesse de Lula, que é acusado injustamente, encerrar o mais rápido possível os trâmites judiciais, provando derradeiramente sua inocência.

Atenciosamente,

Assessoria de Comunicação do ex-presidente Lula 

TOSHIO DOI JR.
Especial para FOLHAMAX

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *