Ibama apreende maquinários em MT e embarga fazenda de 28 mil hectares
O Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente) realizou a maior apreensão de maquinários desde o início da Operação Onda Verde, no ano passado, que tem o objetivo de combater o desmatamento da floresta amazônica. A ação ocorreu neste sábado (26), em Gaúcha do Norte, a 595 km de Cuiabá, em uma fazenda de 28 mil hectares que foi embargada. Ao menos 16 tratores, uma pá carregadeira, dois caminhões e 15 mil litros de óleo diesel foram apreendidos e serão doados para prefeituras e entidades filantrópicas.
O Ibama já sabe quem é o dono da área, mas ele não foi encontrado para responder sobre o desmatamento no local. O proprietário deverá ser multado em R$ 5 milhões, segundo o órgão. Os fiscais do Ibama realizaram a ação por terra e pelo ar. Quase mil hectares de floresta já haviam sido derrubados ilegalmente.
“O pessoal estava contratado para desmatar 10 mil hectares. E nós chegamos bem a tempo. Eles chegaram a jogar por baixo 900 hectares, mas evitamos, pelo menos, mais 9 mil hectares de vir ao chão” disse Marcus Keynes Lima, superintendente do Ibama em MT. O desmatamento só foi descoberto por meio de fiscalização que o órgão tem por satélite que mostra as imagens em tempo real.
A derrubada estava sendo feita com o uso de “correntões“. Foram apreendidos pelo menos cinco na propriedade. A reportagem da TV Centro América, durante um sobrevoo, registrou dois flagrantes: um trator derrubando a mata e dois tratores com “correntões“ que levaram tudo que estava pela frente. A Operação Onda Verde teve início em fevereiro de 2013