Após finalizar campanha, vacinação contra gripe será liberada em Barra do Bugres
A informação foi repassada pela Secretaria Estadual de Saúde de Mato Grosso (SES-MT) por meio de nota.
Na última semana o Ministro da Saúde, Ricardo Barros, anunciou que a partir da última segunda-feira (05) a população em geral poderia procurar as unidades de saúde para receber a vacina contra Gripe H1N1. No entanto, em Mato Grosso a vacinação será estendida a toda sociedade somente após a campanha para o grupo prioritário, segundo a SES-MT, que foi prorrogada até a próxima sexta-feira (9) por causa da baixa adesão da população.
Em Barra do Bugres, conforme a coordenadora de vigilância em Saúde Mara Souza, cerca de 3.081 pessoas das 6.646 que compõem o grupo prioritário foram vacinadas, correspondendo a 48% da meta.
Por esse motivo, até o encerramento da campanha na próxima sexta-feira (09), apenas o grupo prioritário deve continuar recebendo a vacina no município.
Mara ainda enfatiza que não haverá doses adicionais, serão somente as doses existentes nas unidades para a campanha, e faz um apelo ao grupo prioritário.
“Ainda não atingimos 50% do nosso público, portanto aqueles que fazem parte do grupo prioritário para se vacinar procurem as unidades de saúde até esta sexta-feira, não percam a chance de ficar imunizados contra esta doença”. Finalizou Mara.
Fazem parte desse grupo os idosos, indígenas, professores, servidores da área da saúde em geral, puérperas, gestantes e crianças com seis meses até os cinco anos de idade.
No Brasil, nenhum estado atingiu a meta prevista pelo governo federal.