Tornados matam 17 pessoas no Arkansas e em Oklahoma
Em cada povoado, a cena era a mesma: trabalhadores de emergência e voluntários percorriam casa por casa em busca de vítimas, e a polícia desenvolveu a mesma tarefa entre veículos de carga de 18 rodas e carros que foram derrubados em uma faixa de três quilômetros da autopista interestadual 40, uma importante via de acesso e saída da capital do Arkansas.
— Tudo ficou escuro. A casa dos meus pais foi totalmente destruída — disse Mark Ausbrooks, que estava na casa de seus pais em Mayflower quando chegou a tempestade.
Meteorologistas tinham advertido durante dias que o mau tempo chegaria este fim de semana para terminar com um padrão de clima excepcionalmente tranquilo. Uma tempestade de manhã causou atrasos na maratona de Oklahoma e à tarde o sistema de tempestades tinha crescido criando um tornado que matou uma pessoa em Quapaw, antes de seguir para o norte para Kansas, onde ele destruiu várias casas na comunidade de Baxter Springs.
Calcula-se que o tornado destruiu entre 60 e 70 casas em Baxter Springs, ferindo 25 pessoas na cidade e uma pessoa morreu, mas não se sabe se a morte estava relacionada com a tempestade, informou Kari Weste, porta-voz da equipe de gerenciamento de emergências do sudeste de Kansas.
Mais tempestades são esperadas no sul e no vale do Mississippi durante esta segunda-feira.
Matt DeCample, porta-voz do governador de Arkansas, Mike Beebe, disse que 16 pessoas morreram, dez no condado de Faulkner, cinco em Pulaski e uma no condado White.
A tempestade que causou danos no Arkansas ao longo de cerca de 130 quilômetros foi um dos vários tornados que tocaram terra no domingo à medida que o sistema se moveu sobre as planícies do meio-oeste e do sul.
Cerca de duas horas antes do tornado em Arkansas, outro atingiu a pequena comunidade de Quapaw, no nordeste de Oklahoma, matando uma pessoa e ferindo outras seis.
Os tornados de domingo também atingiram Nebraska, Iowa e Missouri. Alertas de tornado indicam que a maior ameaça estava em partes do sudeste do Missouri e no nordeste do Kansas.
Autoridades na Carolina do Norte disseram que na manhã de domingo um menino de 11 meses ferido por um tornado na noite de sexta-feira morreu em um hospital.