Prefeitura recebe Plano de Mobilidade Urbana Sustentável
Durante uma reunião em seu gabinete, o prefeito Raimundo Nonato Sobrinho (PSB) conheceu o Plano de Mobilidade Urbana Sustentável de Barra do Bugres, apresentado pelo coordenador do projeto, professor mestre Erick Melo do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unemat- Campus Deputado Rene Barbour.
Erick Melo argumentou que foi feito um diagnóstico pelos acadêmicos do curso de Arquitetura e Urbanismo e bolsistas, mantidos pela Prefeitura, com objetivos de ter um plano que contemple a cidade e que priorize, principalmente, o pedestre e ciclista da cidade de Barra do Bugres, com a orientação do tráfego urbano, sinalizações horizontal e vertical, e trazer uma qualidade de melhor, dentro de um conceito de mobilidade sustentável.
sse termo de parceria entre Prefeitura e Unemat terá diversas audiências até o fim deste ano e, após isso, apresentar uma minuta e ser votada Câmara de Vereadores. Com esse plano seja aprovado, o município poderá captar recursos federias para implantar esse conceito de mobilidade urbana. Com a finalização do Plano de Mobilidade Urbana, a cidade deverá colocar em prática em toda sua essência com a educação no trânsito, onde o pedestre é prioridade, através de campanhas educativas para reeducar o trânsito da cidade.
De acordo com o secretário Municipal de Planejamento, Valdinei Paulino, o plano trará uma organização do trânsito, sinalização e locais onde é permitido e proibido estacionar nas vias públicas, onde Barra do Bugres cresceu ao longo dos anos de forma desordenada. Existe um esforço entre a Secretaria de Planejamento e o curso de Arquitetura e Urbanismo da Unemat para que ainda este ano seja implantado o Plano de Mobilidade Urbano, contemplando a sinalização, tráfego, mobilidade e arborização.
Para o prefeito Raimundo Nonato, o que a Unemat está realizando, em parceria com a Prefeitura, é uma necessidade urgente para tentar consertar coisas que foram feitas, ao longo dos anos na cidade, sem critérios e planejamento. “Podemos citar diversas situações que esse plano poderá organizar, dentre elas; calçadas, arborização, criação de loteamentos, trânsito pesado em vias públicas do Centro e bairros periféricos, sinalizações e alternativas que muita coisa será possível consertar”, finalizou.
A reunião contou com a participação da professora doutora do curso de Arquitetura e Urbanismo, Gisele Carignane, a acadêmica em arquitetura e bolsista da prefeitura, Tatiane Lima, Diva Onofre arquiteta da prefeitura, os secretários de finanças Walber Dantas, Graciano Meiato de Administração, Carlos Pereira Neto de Turismo e Gustavo Abi Rached Cruz, vice-prefeito e secretário de Governo.
Autor: João Menezes
Fonte: Assecom