DestaquesVariedades

Profissionais da Saúde participa de capacitação da Telessaúde

telesaude (1) telesaude (2) telesaude (3) telesaude (4)Durante dois dias todos os profissionais da rede pública de saúde do de Barra do Bugres estarão participando de uma capacitação sobre os serviços oferecidos pelo governo, através do Programa Nacional Telessaúde. A capacitação está acontecendo no auditório da Unemat, Campus Deputado Rene Barbour, neste terça e quarta-feira. O prefeito Raimundo Nonato (PSB), a primeira-dama, Irene Bernardino de Faria, o vereador João Luiz (PMDB) e a secretária de Saúde municipal, Cátia Fernandes Oda, participaram da abertura.

A capacitação tem como intuito de capacitar e sistematizar o trabalho já realizado e trazer ao mercado profissional competência a gerenciar técnicas audiovisuais e processos capazes de sanar algumas lacunas existentes na área e melhorar o trabalho a ser realizado, de forma que essa contribuição seja efetiva para a saúde pública.

Os treinamentos estão sendo ministrados pelos agentes públicos, Claúdia Luanazzi, monitora de campo de Telessaude de Mato Grosso, Mario Ribeiro Neves, Tele apoiador de Tangará da Serra e Valdelirio Venites, Coordenador de Campo de Telessaúde de Mato Grosso.

O Telessaúde tem como objetivo qualificar as práticas em atenção primaria à saúde/atenção básica, a partir do apoio aos profissionais de saúde na tomada de decisão clínica e gerencial com ampliação da resolutividade das unidades Básicas de Saúdes e satisfação da população.

Durante o primeiro dia da capacitação, na parte teórica, diversos assuntos foram abordados, esclarecendo dúvidas por parte dos profissionais e as principais dificuldades das informações nos meios de comunicações através das mídias e formadores de opiniões. “Atualmente temos de estar preparados para atender a nossa população, já que no século XXI a nossa população é influenciada por diversos programas e formadores de opinião que na maioria das vezes não são verdadeiras”, disse Valdelirio Venites explicando que fazer saúde atualmente requer um esforço maior de conhecimentos e dedicação se referindo aos meios de comunicação.

No período vespertino uma parte dos profissionais será capacitada no laboratório de informática. Com isso será instruídos passo a passo sobre os programas Tele-educação, A Tele-educação como um dos serviços do Núcleo Técnico Científico Telessaúde promove a Educação Permanente por meio das tecnologias de informação e comunicação.

Teleconsultoria: As teleconsultorias são atividades de apoio aos profissionais da Atenção Primária à Saúde (APS) na perspectiva da educação permanente, ao ampliar a autonomia e a capacidade resolutiva de quem as solicita.

Telediagnóstico: O Telediagnóstico utiliza as tecnologias de informação e comunicação para apoiar o diagnóstico, superando barreiras geográficas e potencializando as atividades do Telessaúde na medida em que amplia a oferta de suporte à prática clínica na Atenção Primária à Saúde.

Assecom

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *