Crianças mantidas em cárcere pelos próprios pais são resgatadas em Cuiabá
“Nós tamos preso sem comer, ele mando comida azeda (sic)”, dizia o bilhete jogado por cinco crianças, de 6, 9, 14 e duas de 11 anos, que viviam em cárcere na casa dos próprios pais, no bairro Pedregal, em Cuiabá, e foram resgatados na tarde da última quinta-feira (7). Para pedir ajuda, eles enrolavam o papel em uma pedra, e jogavam na rua.
As vítimas foram resgatadas por policiais da Delegacia Especializada de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (Deddica), da Polícia Judiciária Civil, após diversas denúncias anônimas. No momento em que chegaram na casa, o pai, Hélio Roberto dos Santos, estava fazendo um churrasco, mas as crianças estavam presas e só sentiam o cheiro.
De acordo com a assessoria da PJC, as crianças viviam em um cômodo separado da casa, com muita umidade, sujeira e dormiam em um colchão molhado. Eles aparentavam desnutrição, pois eram alimentados, muitas vezes, com comida azeda.
Hélio Roberto dos Santos e Natália Pereira de Paula foram presos por lesão corporal dolosa por violência doméstica (tortura e maus tratos) e encaminhados para audiência de custódia, nesta sexta-feira (8). Dois meninos eram filhos de Hélio com outra mulher, outros dois de Natália com outro homem, e somente uma menina é filha dos dois.
Hélio estava com mandado de prisão preventiva em aberto, pois respondia por estupro de vulnerável desde 2013, no estado de Goiás.
As crianças foram recolhidas e estão sob a responsabilidade do Conselho Tutelar do Centro, para serem abrigadas.
Fonte: Olhar Direto