Crime de responsabilidade ; MP de Contas sugere instalação de impeachment contra Pedro Taques
O Ministério Público de Contas de Mato Grosso ao emitir o parecer sobre as contas de gestão do governador Pedro Taques (PSDB), que serão analisadas pela Assembleia Legislativa de Mato Grosso, na manhã desta terça-feira (16), apontou a existência de crime de responsabilidade praticado pelo atual chefe do Executivo.
De acordo com o parecer, uma das recomendações dos procuradores de Contas é para que a Assembleia instaure um processo de impedimento contra o governador. Ou seja, tenha início um processo de impeachment. O motivo para a recomendação é a falta de repasse do duodécimo aos demais poderes, mesmo com o aumento na arrecadação do Estado no ano de 2016.
“Sugere a expedição e recomendação a Assembleia Legislativa que se avalie a instalação do respectivo e eventual processo de impedimento do governador”, diz trecho do parecer.
No ano de 2016, o governo afirmou que passava por uma série crise econômica, o que acarretou o atraso no pagamento do duodécimo aos poderes, inclusive com a assinatura de um Termo de Ajustamento de Gestão (TAG). Contudo, o MP de Contas encontrou aumento de arrecadação, o que iria contra a defesa do governo.
O deputado Alan Kardec (PT), que trouxe a informação sobre o pedido de abertura do processo de impeachment contra o governador, afirmou, em entrevista a Rádio Capital FM, que irá pedir vistas das contas para analisar minuciosamente cada item apontado pelo Ministério Público de Contas.
Fonte: RufandoBombo