Líderes prometem fim da Guerra da Coreia após cúpula histórica
Presidentes sul e norte coreanos afirmaram trabalhar para a redução de armas militares e realizar acordo de paz
O líder norte-coreano, Kim Jong Un, e o presidente sul-coreano, Moon Jae-in, se abraçaram nesta sexta-feira, 27, depois de prometerem trabalhar pela “desnuclearização completada península coreana”, em referencia a um dia de sorrisos e apertos de mão durante a primeira cúpula intercoreana em mais de uma década.
As duas Coreias anunciaram trabalho conjunto com os Estados Unidos e a China neste ano para declarar o fim oficial da Guerra da Coreia (1950-53), assim como a busca por um acordo de paz “permanente” e “sólida”.
A declaração incluiu ainda promessas de buscar redução gradual de armas militares, cessar atos hostis, transformar a fronteira fortificada em zona pacífica e realizar conversas multilaterais com outros países, incluindo os EUA.
Conflitos
“Os dois líderes declaram diante de nosso povo de 80 milhões e do mundo inteiro o fim da guerra na península coreana e o início de uma nova era de paz começou”, disse a declaração conjunta.
Mais cedo, Kim se tornou o primeiro líder norte-coreano desde a Guerra da Coreia a pisar na Coreia do Sul depois de apertar a mão do presidente sul-coreano sobre um meio-fio de concreto da divisa dos territórios na zona desmilitarizada altamente fortificada entre os dois países.
Band