DestaquesPolítica

Vereador Pepê Motorista de Barra do Bugres pede antecipação da vacinação contra H1N1

Com o avanço da H1N1 (gripe Influenza) no Estado, haja vista que já são 42 casos suspeitos e 8 confirmados, inclusive na região vizinha, como em Tangará da Serra (confirmado) e Nova Olímpia (suspeito), o vereador Ivonilson Pereira Prado (PSB), popular Pepê Motorista, enviou ofício a Secretaria Municipal de Saúde para que se faça um esforço e antecipe a vacinação, o quanto antes no município de Barra do Bugres.

A preocupação do vereador barrabugrense se justifica, uma vez que a sazonalidade da H1N1, está fora dos padrões, inclusive com vários casos suspeitos em diversas regiões do Estado. “O poder público precisa agir rápido para minimizar os problemas, evitando surto da doença, bem como tranquilizar e proteger a população e isso vai ocorrer se iniciarmos o mais breve possível a vacinação no maior número de pessoas”, disse o vereador.

A distribuição das vacinas é feita pela Secretaria de Estado da Saúde. Segundo ele, a campanha nacional de vacinação já começou desde o dia 23 de abril, e o dia D será no dia 12 de maio, porém para grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde. “Devemos também vacinar as demais pessoas que não fazem parte do grupo de risco. O povo está preocupado com os casos que vem aumentando e a nossa parte é dar uma resposta a nossa população. Por isso que solicitamos encarecidamente que a Secretaria Municipal de Saúde, por meio da secretária Cátia de Fátima Fernandes envide todos os esforços para atender o maior número possível de pessoas”, citou o vereador.

PROTEJA-SE!

Para evitar o contágio e a transmissão dos vírus, os profissionais da Saúde recomendam algumas atitudes eficazes. Confira as dicas e oriente amigos e familiares:

– Lave as mãos frequentemente com água e sabão ou desinfete-as com produtos à base de álcool;

– Jogue fora os lenços descartáveis usados para cobrir a boca e o nariz ao tossir ou espirrar;

– Evite aglomerações e o contato com pessoas doentes;

– Após tocar objetos de uso coletivo, como botões de elevador ou trincos de portas, não leve as mãos aos olhos, boca ou nariz sem antes desinfetá-las;

– Não compartilhe talheres, copos, ou outros objetos de uso pessoal;

– Procure assistência médica em caso de dúvida, principalmente se o doente for de algum grupo de risco, como idosos e crianças. Em todos os casos, é recomendável que o paciente permaneça em repouso e tome muitos líquidos para se manter hidratado.

Com informações Afolhadomedionorte

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *