Barralcool : Sistema de Gerenciamento de frota contribui para o bom funcionamento da produção industrial
A chegada da cana-de-açúcar em perfeitas condições e sem interrupções é de suma importância para que as usinas funcionem sem contratempos. Para que isso ocorra é necessário que haja um bom gerenciamento de transporte dessa matéria-prima, haja vista que se trata de um produto perecível. Os sistemas logísticos são fundamentais nessa etapa, pois atuam na integração de operações agrícolas e industriais.
O Grupo Barralcool, desde o ano passado, adotou um sistema de gerenciamento de frota de caminhões canavieiros, objetivando uma melhor otimização no processo. Esse programa veio para integrar e complementar o sistema de automação já utilizado pela empresa.
O sistema gerencia os equipamentos, observando a capacidade de moagem da indústria. “Através dele, conseguimos gerenciar todos os passos da nossa frota de caminhões canavieiros, obtendo informações como: localização, percurso, velocidade, quantidade de cana que está carregando, tudo em tempo real. Com base nesses dados, conseguimos alimentar as moendas de maneira mais precisa e uniforme”, explica Marco Beletti, gerente agrícola do Grupo Barralcool.
“Esse programa nos ajudou também a controlar a ociosidade de caminhões no pátio. Através da informações colhidas consigo verificar, por exemplo, o tempo médio gasto entre o deslocamento do caminhão da lavoura até a indústria e vice-versa. Antes desse monitoramento tínhamos um certo problema com esse tempo” ressalta Beletti.
A implantação dessa logística não ficou restrita apenas ao programa de gerenciamento. Foi construída também uma área de convívio para que os motoristas possam aguardar até o momento do tombamento da cana-de-açúcar na moenda. Neste local está sendo implantado um aparelho de TV, onde os motoristas conseguirão acompanhar a sua posição na fila do descarregamento e informações sobre o cumprimento de metas.
Jorge Figueiredo – Da Assecom