Variedades

A 1 mês da Copa, principais obras não foram entregues; Arena só dia 21

A exatamente 1 mês para a realização da Copa, nem mesmo a principal obra, a Arena Pantanal, foi entregue para os jogos do mundial. Apesar da demora, o estádio entra na fase de acabamento com a instalação das últimas cadeiras. Agora, a promessa de finalização está prevista para a próxima quarta (21). O custo final da obra vai ultrapassar os R$ 580 milhões. O gramado vai receber as seleções do Chile, Austrália, Rússia, Coréia do Sul, Bósnia-Herzegovina, Nigéria, Japão e Colômbia.

As demais obras de responsabilidade da Fifa, que, teoricamente, são necessárias para a realização dos jogos, também estão atrasadas. Além da Arena, o pacote engloba a ampliação do aeroporto Marechal Rondon, o Fifa Fan Fest (para transmissão dos jogos), Centros Oficiais de Treinamento (COT´s Pari e UFMT) e algumas obras de mobilidade urbana como a trincheira do Verdão. Diante dos atrasos, o governo do Estado afirmou que essas serão entregues até o final deste mês, ou seja, a 12 dias para a realização do evento. Vale lembrar que o governo já prometeu várias datas anteriores “improrrogáveis” que não foram cumpridas.

copa

O aeroporto Marechal Rondon que é a primeira “porta de entrada” das seleções e dos turistas ainda está em meio às obras, que causam transtornos à população. Diante da situação, o complexo ganhou o “prêmio” como o pior aeroporto do país, dentre os 15 principais. Esta posição fez com que o ministro da Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC), Moreira Franco, realizasse uma vistoria “surpresa”. As obras do novo terminal estão com 90% das obras concluídas e deve ser entregue até o final do mês. Já a reforma do antigo terminal só deve ser finalizada após a Copa.

Trincheira do Verdão deve ser ponto de ligação entre a Arena e o aeroporto

O Fifa Fan Fest – local oficial onde a população poderá acompanhar os jogos, só teve a obra iniciada na última semana. O local está sendo construído na Acrimat, por meio de um convênio com o governo do Estado e o sindicado de Ruralista, com o custo estimado R$ 1,3 milhão.

Já as obras onde as seleções deveriam realizar os treinamentos, os COT´s, também não foram entregues e correm o risco de nem ficar prontas para o mundial. Isso porque os trabalhadores do COT do Pari deflagraram greve, na última sexta (9), por falta de pagamento. Os centros de treinamentos eram para ser entregues no último mês. As obras irão custar R$ 44,1 milhões. As seleções, contudo, não devem mais treinar nos locais e devem optar por Goiás e Mato Grosso do Sul, estados com mais estrutura.

Em relação às obras de mobilidade urbana, que dão acesso do aeroporto à Arena Pantanal, avenida da FEB e trincheira Verdão, devem ser entregues nos próximos dias. Isso porque a trincheira está em fase de acabamento, A pista da nova receberá ainda uma camada de polímero, composto químico indicado para regiões de alta temperatura e elevado fluxo de veículos. A obra está orçada em R$ 19,1 milhões.

No geral, das 56 obras para a Copa de 2014, apenas nove foram inauguradas, mas a maioria parcialmente liberada. Dentre elas as principais são as dos viadutos da UFMT, Sefaz e Despraiado; duplicação da ponte Mário Andreazza; e a trincheira Ciríaco Cândia. Além disso, a obra mais caro decorrente do Mundial, o VLT, não terá nenhum trecho pronto. A inauguração deve acontecer no final deste ano.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *