Barra do Bugres participa do Janeiro Roxo
No mês de Janeiro é celebrado o Dia Mundial de Luta Contra à Hanseníase (Janeiro Roxo) – cor definida em 2015 para simbolização do enfrentamento a doença no país, com o objetivo de alertar a população a respeito da doença,
O que é Hanseníase?
A hanseníase é uma doença infecciosa e contagiosa causada por um bacilo denominado Mycobacterium leprae. A hanseníase não é hereditária e sua evolução depende de características do sistema imunológico da pessoa que foi infectada.
Entre 2006 a 2015, foram detectados no Brasil 28.761 casos novos a detecção no país é considerada alta para a Organização Mundial de Saúde (OMS).
No estado de Mato grosso no ano de 2016, foram detectados 2.658 casos novos, vale ressaltar que ela é uma doença endêmica no estado de Mato Grosso.
No município de Barra do Bugres, entre os anos 2017 e 2018 foram registrados mais de 30 casos novos, anos anteriores já chegaram a registrar 90 casos, isso mostra que o município tem um alto índice da doença.
Sintomas de Hanseníase
– Sensação de formigamento, fisgadas ou dormência nas extremidades;
– Manchas brancas ou avermelhadas, geralmente com perda da sensibilidade ao calor, frio, dor e tato;
-Caroços e placas em qualquer local do corpo;
– Diminuição da força muscular (dificuldade para segurar objetos)
-Sensação nariz entupido
Tratamento
O tratamento é feito nas unidades de saúde e é gratuito. A cura é mais fácil e rápida quanto mais precoce for o diagnóstico
Portanto, qualquer pessoa que apresentar um desses sinais ou sintomas ou conviveu com alguém que teve a doença, você é considerado um contato de hanseníase, deve procurar a unidade de saúde para ser examinado.
Assecom