CRAS Maracanã deu início às atividades do Grupo de Mulheres do PAIF
Todas as tardes de terça-feira, o CRAS Maracanã realiza às atividades do Grupo de Mulheres do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família – PAIF, o retorno aconteceu desde o dia 05/04, com intuito de oferecer um espaço socializador às mulheres acompanhadas pela unidade socioassistencial.
No grupo possui aproximadamente 24 mulheres participando, os encontros são semanais e o principal objetivo é fortalecer as relações entre a comunidade, além de promover a integração e a troca de experiências entre as participantes, valorizando o sentido de vida coletiva.
Além da oficina de confecção de jogo de tapete em patchwork, é ofertado roda de conversa, palestras motivacionais e informativas, campanhas de conscientização e prevenção, outras oficinas de artesanato e o acompanhamento da equipe do CRAS.
De acordo com a Secretária Municipal de Assistência Social Joana Miriam Pereira Carrasco ressalta a importância do grupo de mulheres e das oficinas de artesanato que se objetiva despertar a valorização da mulher, elevando sua autoestima e o seu bem estar e a socialização comunitária. “Depois de um período de atividades suspensas, por conta da pandemia da COVID-19, retornamos com as atividades presenciais do grupo de mulheres. Os encontros ocorrerem semanalmente, possibilita a identificação das potencialidades e ajuda no fortalecimento dos laços familiares”, afirma.
E a coordenadora do CRAS Maracanã, Ilza Cristina, enfatiza que o objetivo do grupo é assegurar proteção e garantir direito das cidadãs e as oficinas são ações socioeducativas visam à melhoria da convivência familiar e o fortalecimento de vínculos dos seus integrantes, buscando assegurar o direito da segurança do convívio, para enfrentamento de situações de riscos. “O objetivo das oficinas não é o de gerar renda, mas isso pode acontecer, já que os trabalhos são bem feitos. A nossa intenção mesmo é a de motivação dos nossos referenciados, além de fortalecer os vínculos entre o grupo e também com a própria família”, entre outros.
A equipe do CRAS Maracanã que atua diretamente no grupo de mulheres, é a Assistente Social Vera, a Psicóloga Anaê, Assistente Social Dilma, Facilitadora/artesã Maria Sabino e a equipe de apoio Rosinei e Luciana.
ASSECOM