Nova Fernandópolis: indústria amplia produção e gera novos empregos
Sete meses depois de iniciar as atividades em Barra do Bugres a Indústria de Conservas Barra da Mata, inaugurada no dia 26 de outubro de 2013, amplia sua linha de produtos ofertados para o mercado consumidor. Inicialmente foram produzidas duas marcas de palmito e neste ano a empresa colocou no mercado as conservas de pepino.
Para entrar em funcionamento no dia 4 de novembro no Distrito de Nova Fernandópolis, 20 empregos diretos foram gerados. Hoje os postos de trabalho diretos chegam a 30, mais 12 indiretos. Com o início da colheita da safra de pepino mais 15 empregos diretos serão gerados nos próximos dias, além de aproximadamente outros 35 indiretos.
A instalação da indústria e a chegada de novos moradores no distrito têm movimentado a economia local com o aumento das vendas no mercado e a valorização dos imóveis. Segundo os proprietários da indústria Flávio e Marilza Frey, também está difícil encontrar casas para alugar.
Na semana passada Flávio e Marilza, que deixaram Cuiabá para se instalar neste município, receberam na fábrica a visita do prefeito de Barra do Bugres, Júlio Florindo, e também fizeram questão de mostrar a lavoura onde está sendo cultivada a produção de pepinos. “Estamos satisfeitos com os resultados e nossa intenção é a de ampliar a produção cada vez mais. Hoje produzimos 4 mil caixas de palmito por mês e o objetivo é chegar a 6 mil/mês”, comentam os empresários.
A indústria produz ainda 2,5 mil caixas de pepino por mês e a intenção é chegar a 10 mil caixas/mês. Cada caixa contém 13 quilos do produto. A produção da Barra da Mata tem como destino os estados de Goiás, São Paulo, Minas Gerais e Santa Catarina. “Fico muito feliz com os resultados desta fábrica inaugurada em nossa gestão. É gratificante ver o número de empregos sendo ampliado, renda sendo gerada para os moradores do distrito e proximidades e agricultores familiares produzindo para entregar à fábrica, aumentando assim sua renda familiar e qualidade de vida”, comenta Florindo, que tem trabalhado juntamente com sua equipe para atrair novas indústrias ao município.
A produção de pepino é feita em parceria com agricultores familiares que produzem exclusivamente para entregar à indústria. A mão-de-obra da fábrica é proveniente do distrito, do Assentamento Antônio Conselheiro e da Gleba Jatobá.
A partir dos bons resultados obtidos, os donos da fábrica já planejam aumentar a estrutura física para colocar no mercado um novo produto, o adubo orgânico, produzido com as cascas de palmito e de pepino. Para ampliar a estrutura, eles já solicitaram à Prefeitura a doação de uma nova área. A Prefeitura irá apresentar o pedido ao Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico para que analise e aprove a doação de área. Sendo aprovada pelo conselho, o Executivo elabora projeto de lei e encaminha para aprovação do Legislativo.
Acompanharam a visita do prefeito a Nova Fernandópolis os secretários de Agricultura e Desenvolvimento Sustentável, Rodrigo Faccioni, de Infraestrutura e Serviços Públicos, Rogério Gatto, de Governo, Max Soares, o vereador Arthur José Franco Pereira e a gerente geral da Caixa Econômica Federal (agência Barra do Bugres) Sônia Maria Gonçalves.
Assecom