Política

TRT sequestra valores nas contas de prefeituras do interior para pagar dívidas

Desembargador00001O Tribunal Regional do Trabalho de Mato Grosso (TRT) fez sequestro de valores nas contas correntes dos municípios de Rondonópolis e Nova Monte Verde para o pagamento de precatórios trabalhistas em atraso. A decisão se deu porque os prefeitos Percival Muniz (PPS) e Arion Silveira (PMDB) não cumpriram acordo de pagar a dívida em cinco parcelas mensais, no total de cerca de R$ 30 mil e R$ 15 mil, respectivamente.

  Com o sequestro dos valores, o desembargador-presidente do TRT, Tarcísio Valente, determinou a transferência do valor bloqueado para conta judicial para posterior liberação aos trabalhadores. No caso de Rondonópolis, o sequestro ocorreu para a quitação de um processo ajuizado em 2003 por um lixeiro que prestou serviço ao município.

  Em 2007, a Justiça do Trabalho determinou que os valores devidos ao trabalhador fossem incluídos no orçamento de 2008, o que foi não cumprido pelos gestores municipais. Após várias tentativas, em 2012 o TRT deu prazo para que o município apresentasse proposta de quitação da dívida. Por fim, designou audiência de tentativa de conciliação, na qual nenhum representante do ente público compareceu. Diante da reiterada omissão do devedor, o bloqueio foi realizado e o valor foi transferido para conta judicial.

   O débito que levou a Justiça do Trabalho a fazer o sequestro nas contas de Nova Monte Verde foi originado em uma reclamação trabalhista movida por uma enfermeira. Ela prestou serviços ao município no período de 1999 a 2006 e desde 2008 aguarda o pagamento de seus direitos, reconhecidos judicialmente. A ordem emitida pelo Tribunal determinava que a dívida fosse incluída no orçamento do Município de 2009.

 

 

(Com ssessoria).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *