Exame confirma que morte de jornalista em Sinop foi provocada por meningite
A informação que a causa da morte da jornalista Ângela Cavalcante, 29, falecida em Sinop na madrugado do último dia 02 (sexta-feira) foi provocada meningite bacteriana tipo meningococcemia foi divulgada ontem 07. A informação foi repassada pelo Secretário Municipal de Saúde Dr. Francisco Spencian Junior, que recebeu o resultado do exame realizado pelo MT Laboratório, da Secretária Estadual de Saúde de Mato Grosso.
Segundo informou o secretário de saúde o tipo de meningite que provocou a morte da jornalista é um tipo muito agressivo. “Infelizmente cerca de 70% das pessoas acometidas por essa doença acabam indo a óbito. É uma doença muito agressiva e de difícil identificação já que ela se confunde com várias outras, dificultando o tratamento imediato”, relatou.
Ele explicou que as condições climáticas deste período seco propicia o surgimento deste tipo de doença. Em Sinop o último caso de óbito detectado pela doença foi ha cerca de dois anos.
A Secretaria de Saúde Sinop já tomou todas as medidas preventiva de tratamento as pessoas que tiveram contato direto com a jornalista no período que ela manifestou a doença, inclusive familiares e colegas de trabalho da TV Centro América Sinop onde ela trabalhava.
Apesar do risco de contágio o secretário explicou que para haver a contaminação é necessário que tenha havido um contado muito prolongado e num ambiente fechado. Ele alerta que as pessoas que tenham tido contado com Ângela nos dias que antecederam sua morte, e que por ventura não tenham sido localizado para o tratamento preventivo procuram uma unidade de saúde.
Ângela passou mal na quinta-feira (1) e no final da tarde procurou um hospital particular onde foi diagnosticada com suspeita de estar com dengue. Os exames não detectaram dengue e ela foi liberada.
Durante a madrugada, porém, ela passou mal novamente e foi diretamente encaminhada à uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e acabou falecendo.
Conforme colegas, ela chegou ao trabalho às 13h, reclamando de dores de cabeça. Ela teria sido medicada contra dengue e meningite, após ter procurado atendimento médico, por volta das 17h.
Meningite Bacteriana
A meningite bacteriana é geralmente causada pela bactéria Neisseria Meningitidis. Este é um tipo de meningite mais grave e se não for diagnosticada de forma precoce pode levar a morte ou deixar sequelas como surdez ou lesões cerebrais, por exemplo.
Essas bactérias penetram no organismo através das vias respiratórias e acabam infectando o cérebro. Indivíduos com meningite bacteriana devem ser tratados com antibióticos específicos em um ambiente hospitalar.