Variedades

ESTUDANTE DE ASSARI CONCORRE A VAGA NO PARLAMENTO JOVEM BRASILEIRO 2014

Quatro estudantes matogrossenses tiveram os trabalhos pré-selecionados para o Parlamento Jovem Brasileiro (PJB). Os projetos foram enviados a Brasília para a seleção e o escolhido representará o Estado na Câmara de Deputados. O estudante exercerá por dois anos o cargo de jovem parlamentar. Nesta edição, os concorrentes de Mato Grosso trabalharam com os temas;  Lei da Adoção, com objetivo de buscar um maior comprometimento da família biológica com a criança. O outro focou as escolas públicas e a importância da participação nas olimpíadas científicas. O terceiro aborda a participação dos pais na escola sob pena de multa e perda de benefícios. E finalizando, o quarto e último projeto trata da obrigatoriedade dos planos de saúde firmarem convênios com instituições públicas, privadas e ONGs.

Diante dos projetos apresentados estão como finalistas os estudantes: Ana Carolina da Silva Pereira, da Escola Estadual 7 de Setembro em Barra do Bugres; Narumi Ito, da Escola Estadual 14 de fevereiro em Pontes e Lacerda; Poliana Pereira Camargo, da E.E Deputado Djalma Carneiro da Rocha, em Comodoro; e Samara Patrícia Estevo de Souza, da E.E Idalina de Farias em Nortelândia.

A aluna do 3° ano, Samara Patrícia, afirma que fica muito emocionada em saber que o trabalho dela pode ajudar muitas pessoas necessitadas. Ela relata que o projeto – determin

ar que planos de saúde firmem convênios com instituições públicas, privadas e Ongs – surgiu de uma necessidade da região. Moradora em Nortelândia conhece a dificuldade de deslocamento para tratamento de saúde  em outros municípios. “A cidade mais perto, com tratamentos disponíveis, é a capital Cuiabá. Quando alguém precisa de exames, cirurgias, tem que se deslocar. Essa é uma realidade enfrentada em  municípios do interior do Estado devido a falta de atendimento de qualidade. Espero contribuir com meu projeto”, diz.

O PJB possibilita aos alunos de escolas públicas e particulares vivenciarem o processo democrático, mediante participação em uma jornada parlamentar na Câmara dos Deputados. Conforme relembra a técnica da Coordenadoria de  Projetos Educativos, Telma Peres,  em 2014  o  atual jovem parlamentar já palestrou para mais de 10 mil alunos do Ensino Médio..Ela explica que o jovem parlamentar passa para os outros estudantes a experiência obtida em Brasília durante a semana em que exerce o cargo de jovem parlamentar, além de mobilizar para os fóruns e atividades que participa ao longo do mandato.

Telma diz ser perceptível  que os jovens que participam de projetos como este têm um crescimento na  visão política. “Os jovens saem mais conscientes do que eles podem fazer para melhorar o país” diz.

ALINE MARQUES
Assessoria/Seduc-MT

Ana Carolina
Ana Carolina da Silva Pereira
Estudante da EE 07 de Setembro
Distrito Assari

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *