Variedades

AMM avalia quais distritos podem ser emancipados em MT

1415Após aprovação das novas regras para a criação de municípios, a AMM começa a cruzar dados de cada distrito com potencial de emancipação.

Hoje 20 deles têm chance. A questão, segundo o superintendente da AMM, Darci Lovatto,  é que há distritos com vida própria e, por isso, a emancipação é favorável, como é o caso do distrito Ouro Branco do Sul, em Itiquira.

Darci ressalta, porém, que é preciso ter critérios para a emancipação, visto que essa situação poderá acarretar prejuízos ao próprio município criado.

Entre os mais estruturados, conforme levantamento feito pela Associação Mato-grossense das Áreas Emancipandas e Anexandas no ano passado, estão Conselvan (Aripuanã), Guariba (Colniza), Japuranã (Nova Bandeirantes), Nova Fronteira (Tabaporã), Nova União (Cotriguaçu), União do Norte (Peixoto do Azevedo), Espigão do Leste (São Félix do Araguaia), Santo Antonio do Fontura (São José do Xingu), Veranópolis do Araguaia (Confresa), Ouro Branco do Sul (Itiquira) e Cardoso do Oeste (Porto Esperidião). Estes distritos apresentam mais chances de se tornarem cidades.

 

 

 

 

 

MT  Agora

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *