INCÊNDIO CRIMINOSO: 04 ônibus escolares são incendiados no pátio da prefeitura
Nesta madrugada (19), ocorreu uma ação criminosa que terminou com 04 ônibus escolares totalmente queimados. Os ônibus estavam estacionados no pátio da prefeitura municipal de Sorriso, em frente a escola Ivete Lurdes Arenhardt, no centro da cidade.
Segundo informações de um vigia que trabalha no pátio, ele estava sentado em uma cadeira entre os ônibus e em certo momento foi tomar água: “Eu fui tomar água e quando cheguei, uns 10 metros para cá, eu vi que explodiu o fogo.”Relatou o vigia Celso Adams.
O guarda acredita que o elemento que ateou o fogo estava lhe vigiando: “O cara estava me cuidando, porque quando eu vi aquele vaporzinho, eu corri de volta, ai eu vi voar o galão e a moto saindo lá pra baixo, uma moto branca, uma bizinha (Honda Biz).” O guarda diz que visualizou apenas um ocupante na motocicleta e que ele vestia roupas claras.
O Corpo de bombeiros foi acionado para combater as chamas, mas antes ainda dois guardas que trabalham no pátio utilizaram-se de extintores para tentar apagar o fogo, mas não conseguiram êxito.
Um dos guardas ainda tentou tirar um dos ônibus que estava próximo ao que já estava queimando, mas devido a necessidade de funcionar o ônibus e esperar para produzir ar, para que os freios sejam liberados, o ônibus também acabou pegando fogo.
No total foram 4 os ônibus atingidos pelas chamas, dois queimaram totalmente, um teve a parte superior queimada e o quarto teve apenas parte da lateral danificada.
No local onde ocorreu o incêndio estão cerca de 45 ônibus escolares, que são utilizados pelo município de Sorriso para o transporte de alunos em linhas urbanas e rurais.
O coordenador de transportes, Edivaldo Martines dos Reis, lamentou a queima dos ônibus, uma vez que segundo ele, mais de 100 crianças ficarão sem transporte no dia de hoje: “Nós temos três ônibus fora de rota nesta manhã, temos aproximadamente 120 alunos que deixaram de participar das aulas até que a gente consiga alguma coisa para amenizar a situação.” Disse Martines, que não soube dimensionar o prejuízo. De acordo com ele, um dos ônibus queimado custa em torno de R$ 300 mil. “Esses ônibus maiores que foram queimados giram em torno de R$ 280 mil , mais o menos.”
Cogita-se que a ação criminosa desta madrugada seja mais uma investida do crime organizado, uma vez que recentemente no munícipio de Sinop-MT teve também um caso semelhante e foi comprovado que as ordens partiram de grupos criminosos. Posteriormente foi descoberto que a ação foi comandada por presos que estão em presídios estaduais e estão contrariados com a nova forma de revistas.
Devido ao foto ocorrido em Sinop, a prefeitura de Sorriso chegou a se precaver e aumentar o número de guardas para vigiar o pátio dos ônibus.