Política

Lúdio diz que vai transformar Mato Grosso em modelo de saúde pública

19752_a_mdImplantar na integralidade todos os dispositivos da Política Estadual de Saúde Bucal em Mato Grosso. Esse foi um dos compromissos assumidos pelo candidato a governador e trabalhador da saúde pública Lúdio Cabral (PT) em encontro realizado no início da noite de terça-feira (26.08) pelo Fórum Permanente da Odontologia do Estado de Mato Grosso.

A política aprovada em lei em junho deste ano estabelece entre as diretrizes a reorganização da atenção primária em saúde bucal com ênfase na estratégia de saúde da família e estabelece a implantação de uma equipe de saúde bucal para cada equipe de saúde da família implantada no estado. Entre outras ações a política prevê a implantação de Centros de Especialidades Odontológicas (CEO), Laboratórios Regionais de Próteses Dentárias (LRPD), Assistência Odontológica Hospitalar e o fortalecimento do Centro Estadual de Odontologia para Pacientes Especiais (CEOPE).
“Percebo no texto da lei a impressão digital dos trabalhadores e militantes da saúde bucal. Vamos implantar todos os dispositivos”, afirmou Lúdio.
Tendo como principal prioridade as políticas sociais, Lúdio apresentou o Plano de Metas de seu governo para saúde.  Ressaltou que uma das primeiras ações será a mudança no modelo gerencial dos serviços estaduais de saúde pelas OSS, que, além de custos altíssimos, não produziram os serviços necessários à população e causaram grandes danos para a saúde de Mato Grosso com a  desvalorização e desmotivação dos trabalhadores da saúde.
“Nós queremos resgatar a função pública do estado de Mato Grosso na saúde e mudar esse modelo é essencial para  darmos conta do desafio que temos que é aproximar os serviços e o sistema de saúde da vida do nosso povo”, afirmou Lúdio.
Para fortalecer, expandir e dar qualidade a atenção primária à saúde que tem capacidade de resolução de mais de 80% dos problemas de saúde da população, a proposta de Lúdio é ampliar os investimentos nos municípios que são responsáveis pela execução da atenção primária. A meta do candidato é ampliar, por exemplo, a cobertura do programa de saúde da família dos atuais 64% para no mínimo 80% de cobertura.
 “Nós vamos por meio do apoio financeiro, cooperação técnica, trabalho de qualificação e de atração de profissionais da saúde, ajudar os municípios a ampliar para, no mínimo, 85% na saúde da família”, elenca Lúdio.
Outra prioridade do candidato será revitalizar 55 hospitais municipais de pequeno porte que estão em sua maioria subutilizado e sucateados, e  ampliar a implantação dos Núcleos de Saúde da Família (NASF) nos munícipios.
“A taxa de internação por diabetes e por acidente vascular cerebral no Estado é três vezes maior do que a aceitável pelo Ministério da Saúde. Para reverter isso, nós temos que dar conta do desafio de produzir saúde de qualidade na atenção primária para nossa população”, destaca.
No âmbito da Saúde Bucal, Lúdio quer por meio da Secretaria Estadual de Saúde dar condições e qualificar os servidores técnicos para ajudar aos municípios na elaboração de projetos que possibilitem recursos no Ministério da Saúde para implantação dos centros de especialidades odontológicas.
Valorização dos trabalhadores
O fortalecimento de instrumentos como a Mesa Permanente de negociação para discutir a carreira dos servidores são algumas das metas do projeto de governo de Lúdio.
“Com esses mecanismos de diálogo permanente, a gente pode aprimorar a legislação de carreira, estudar de forma detalhada o orçamento para ver em que medida a remuneração dos trabalhadores pode gradativamente evoluir”, afirma Lúdio, que prevê ainda adotar incentivos financeiros transferidos automaticamente para que os municípios também possam implementar legislações de carreira que deem segurança e condições de crescimento para os trabalhadores da saúde.
“Só realizaremos as mudanças que pretendemos se tivermos os trabalhadores engajados ao nosso lado, empoderados para nos ajudar com energia e com paixão a fazer a saúde funcionar no estado”, afirma.
Entre as metas, está a realização de concurso público anual a cada dois anos na saúde e a instituição de política de educação permanente dos trabalhadores, tendo o resgate da Escola de Saúde Pública como ação estratégica para qualificar também à atenção primária nos municípios e articular o trabalho de educação em saúde a resultado nos indicadores.
Gestão Técnica e humanizada
A ocupação dos cargos de comando na secretarias de estado será feita, segundo Lúdio, com base no critério técnico. A qualificação profissional, a sensibilidade humana, o compromisso público, a capacidade de liderança e mobilização serão perfis que orientarão a ocupação de cargos de comando no governo.  Outro compromisso do candidato é que um terço dos cargos sejam ocupados por mulheres.
“Vamos buscar entre os quadros de servidores de carreira as pessoas com os perfis para ocupar os cargos de comando, para liderar esse processo de renovação e de mudança ousada que queremos fazer na saúde”, afirmou Lúdio.
 
Controle Social
Lúdio defendeu o fortalecimento e valorização de todos os instrumentos constitucionais de controle público das ações do estado.
“Decisão de Conferência Estadual de Saúde tem que ter força de lei. O governador tem que homologar todos os relatórios da Conferência Estadual de Saúde e todas as decisões do Conselho Estadual de Saúde”, afirma.
Ele anunciou que, sendo eleito, já no primeiro semestre de 2015 será realizada uma Conferência Estadual de Saúde extraordinária para mobilizar trabalhadores e os usuários do Sistema Único de Saúde a debater o destino da saúde do estado. As deliberações da Conferência orientarão o Conselho Estadual de Saúde no trabalho de elaboração do Plano Plurianual da Saúde que estabelece metas de planejamento para 4 anos de governo.
“Vamos inverter aquela lógica de cima pra baixo. Queremos construir o PPA da saúde junto com o Conselho Estadual e todo movimento da saúde, a partir dos rumos indicados pela Conferência Estadual de Saúde”, afirmou Lúdio.

Caldeirão Politico

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *