Incêndio já destruiu 70% de área de parque estadual em Mato Grosso
Ao menos 70% da área do Parque Estadual Serra Azul, na região de Barra do Garças (município a 516 km de Cuiabá), já foram destruídos pelo incêndio que consome a vegetação local há seis dias. A estimativa é do diretor do parque, Pedro Santiago, segundo o qual a gravidade deste incêndio só se compara à do incêndio ocorrido em 2007.
“Igual a este, só em 2007, que devastou 90% do parque. Este eu acredito que nós já estamos com 70%, 75% do parque já queimados”, informou o diretor nesta sexta-feira (29). O Parque Serra Azul tem um terreno todo irregular de morrarias, com cerca de 10 mil hectares a quatro quilômetros do centro de Barra do Garças.
O combate ao fogo na reserva tem sido feito por uma junção de esforços: estão envolvidos todos os militares do Corpo de Bombeiros de Barra do Garças, brigadistas voluntários e homens enviados pelo Exército. Eles foram divididos em equipes coordenadas por bombeiros e enviados para ajudar na operação. Uma aeronave também tem sido utilizada no combate desde segunda-feira. Ela tem capacidade para despejar até três mil litros de água em até 500 metros contíguos.
Nesta sexta-feira, o fogo se aproximou de algumas residências, mas o comandante da 4ª regional do Corpo de Bombeiros, tenente-coronel Cavalcante, esclareceu que as chamas estão sob controle pela equipe em terra.
O trabalho de contenção do fogo tem sido dificultado pela baixa umidade do ar, pelas altas temperaturas durante o dia e pelos ventos durante a noite, sem contar os obstáculos por conta da altitude da serra e de seus trechos mais íngremes.
Por enquanto, a estratégia tem sido de atacar o fogo nas frentes mais próximas à cidade, para evitar que residências sejam atingidas e que a fumaça prejudique a saúde da população. Também estão sendo priorizadas áreas que, caso muito afetadas, possam comprometer a estabilidade das encostas.