Riva defende sistemas intermodais de transporte e eficiência na gestão
O candidato a governador José Riva (PSD), da coligação Viva Mato Grosso, foi o segundo participante do evento “Encontro de Candidatos” realizado pelo sistema FamatoSenar, no Cenarium Rural, na tarde de ontem segunda (01). Na exposição das idéias para o setor produtivo, o social-democrata voltou a defender a descentralização da administração estadual com a criação de secretárias de Desenvolvimento Regional, o investimento em sistemas intermodais de transporte para resolver o gargalo da logística e a agroindústria como solução para gerar empregos e renda no Estado. “Ao invés de participar do superávit ou mandar soja para fora, precisamos mandar o óleo”, afirmou.
Ainda sobre logística, Riva criticou o Ministério Público Federal (MPF) ao afirmar que o órgão “sepultou” o investimento em hidrovias sem discussão com a sociedade. Neste sentido, prometeu retomar os projetos das hidrovias ParaguaiParaná e Teles PiresTapajós com impacto direto na economia de Mato Grosso.
Em relação às rodovias, Riva elogiou o programa MT Integrado deixando claro que não investirá em novas estradas sem recuperar as já existentes. O candidato do PSD concorda com a concessão de novos trechos desde que não incluam as chamadas estradas turísticas.
Riva também ressaltou que pretende investir na recuperação da Empaer e Indea, órgãos que o social-democrata considera sucateados. Segundo ele, os recursos serão garantidos por medidas como o Orçamento Impositivo e a Lei da Eficiência Pública. “A gestão pública está comprometida e precisa de remédio amargo. São muitos recursos mal utilizados na atividade meio”, considerou.
Outro compromisso assumido por Riva foi promover mudanças radicais na Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema) com objetivo de torná-la mais ágil. Para acabar com a corrupção, propõem a imposição de prazos para cada procedimento realizado pela pasta evitando o oferecimento de propinas aos servidores para dar encaminhamento a processos.
O candidato ainda se comprometeu a resolver o problema das famílias despejadas da gleba Suiá-Missú que perderam as terras e foram jogadas na beira da rodovia. “Uma das primeiras medidas será viabilizar um lugar decente para colocar os desalojados”, concluiu.
O candidato a senador Rui Prado (PSD), presidente licenciado da Famato, acompanhou Riva. No discurso, defendeu mudanças na legislação sobre o trabalho rural, também criticou a desintrusão em Suiá-Missú e alertou para o risco dos três senadores por Mato Grosso representarem Rondonópolis caso os adversários vençam o pleito.
Após Riva e Rui Prado, os produtores rurais ouviram a exposição do candidato a governador Lúdio Cabral (PT) e do candidato ao Senado Wellington Fagundes (PR). O presidente do Sistema Famato/Senar Normando Corral, o presidente da Aprosoja Ricardo Tomczyk e presidentes dos Sindicatos Rurais do Estado estavam presentes no evento.
RD News