PSD “domina” AMM e revela força da sigla no municipalismo; posse hoje
O prefeito de Nortelândia Neurilan Fraga (PSD), que assume a presidência da Associação Mato-Grossense dos Municípios (AMM) nesta quinta (26), lidera a nova diretoria formada por oito partidos políticos. O PSD é a força política dominante com sete integrantes, seguido pelo PR que indicou o presidente de honra e outros dois diretores. Já o PMDB e Pros emplacaram dois prefeitos cada, enquanto PP, PT e PRP contam com apenas um representante.
A força do PSD na composição da AMM mostra que, apesar do desgaste do ex-deputado estadual José Riva, a sigla social-democrata continua dirigindo o movimento municipalista de Mato Grosso. O ex-presidente da Assembleia, que responde 127 processos, deixou a vida pública enquadrado na Lei da Ficha Limpa e está preso desde sábado (21) suspeito de liderar esquema que desviou R$ 62 milhões do Legislativo por meio de fraudes em compras de materiais gráficos.
A influência da legenda também ficou evidente na eleição do próprio Neurilan. Isso porque o partido conseguiu eleger o sucessor do prefeito de Juscimeira Chiquinho do Posto, que fez gestão pífia e deixa para a nova diretoria “pepinos” como a luta pela distribuição de 50% dos recursos do Fethab aos municípios e regularização dos repasses do Governo nas áreas da saúde e educação.
Com 39 prefeitos, o PSD é o partido que comanda o maior número de municípios em Mato Grosso. Antes de Neurilan e Chiquinho do Posto, a sigla já havia dirigido a AMM com o ex-prefeito de Acorizal Meraldo Sá.
Presidente de honra
O deputado estadual Ondanir Bortolini, o Ninhinho (PR), foi eleito presidente de honra da AMM. O republicano foi prefeito de Itiquira. A mesma honraria já foi concedida a figuras políticas como o prefeito de Primavera do Leste Érico Piana (DEM) e o suplente de senador e ex-prefeito de Nova Marilândia Cidinho Santos (PR).
Composição da diretoria da AMM (2015/2016)
Presidente de honra – Ondanir Bortolini, o Nininho (PR)
Presidente – Neurilan Fraga (PSD)
1º Vice-presidente – Beto Farias (PSD)
2º Vice-presidente – Walmir Guse (PR)
3º Vice-presidente – Solange Souza Kreidloro (PSD)
4º Vice-presidente – Valter Mioto Ferreira (PMDB)
5º Vice-presidente – José Helio Ribeiro (Pros)
Secretário-geral Hugo Garcia Sobrinho (PSD)
Primeiro secretário: Ednilson Luiz Faitta (PMDB)
Segundo secretário – Valteir Quirino (PR)
Tesoureiro -: Marcos de Sá (Pros)
Primeiro Tesoureiro – Pedro Barbosa (PSD)
Segundo Tesoureiro – João Braga Neto (DEM)
Conselho Fiscal
1º Jamar da Silva Lima (PT)
2º Francisco Endler (PROS)
3º Cristovão Masson (PP)
Suplentes
1º Odoni Coelho Mesquita (PSD)
2º José Mauro Figueiredo (PRB)
3º Dirceu Martins Comiran (PSD)
Fonte: RDNEWS