Aeroporto Marechal Rondon deverá ser privatizado, diz ministro
O ministro da Secretaria de Aviação Civil (SAC), Eliseu Padilha, afirmou que o governo federal deverá liberar em breve estudos preliminares para o lançamento de Proposta de Manifestação de Interesse (PMI) para conceder o Aeroporto Marechal Rondon, localizado em Várzea Grande, à iniciativa privada.
Padilha disse que o objetivo da SAC, no processo de concessão do terminal, não se limita à conclusão das obras.
Ele projeta a implantação de um terminal aeroportuário para funcionar adequadamente por, pelo menos, mais 50 anos. Existe a previsão inclusive de construção de uma segunda pista de pouso e implantação de um amplo terminal de cargas.
Eliseu Padilha informou que o Aeroporto Marechal Rondon também deverá ser adequado para recebimento de voos internacionais, especialmente para países da América Latina.
A garantia foi dada em atendimento ao pedido do senador Wellington Fagundes (PR), endossado pelo senador Blairo Maggi (PR), na audiência pública da Comissão de Infraestrutura, do Senado Federal, para tratar do Plano Nacional de Logística de Transportes do Governo.
“Essa é uma decisão tomada”, disse o ministro.
O ministro anunciou que as obras previstas no projeto para a Copa do Mundo serão retomadas a partir da manifestação do governo, que detém o contrato, em convênio assinado com a Infraero.
Pior do país
Recente pesquisa realizada pela Secretaria de Avaliação Civil da Presidência da República voltou a apontar o Aeroporto Internacional Marechal Rondon como o pior do país.
De acordo com a pesquisa, o terminal obteve média de 3,35 pontos, em um índice que vai de 1 a 5.
Os usuários ouvidos pela pesquisa nesse segundo trimestre apontaram como os principais problemas do terminal em Várzea Grande a qualidade da internet e do sinal do wi-fi, o valor dos produtos de lanchonetes e restaurantes, a qualidade e a quantidade dos estabelecimentos comerciais – bem como o valor dos produtos comerciais – e o custo do estacionamento.
Também foram mal avaliados o custo do estacionamento e os serviços de conforto acústico e a sala de embarque do aeroporto.
Mídia News