DestaquesPolícia

Agroindústria visa fortalecer a agricultura familiar e gerar renda para as comunidades em Alto Paraguai

A Cooperativa Regional de Prestação de Serviços e Solidariedade – COPERREDE, através de uma parceria com a Prefeitura de Alto Paraguai, inaugurou na manhã desta nesta sexta-feira, 21/03, no assentamento Água Santa, a agroindústria de processamento de Pequi e Frutas, que deverá atender cerca de 200 famílias de pequenos produtores da região.

A aquisição desse empreendimento foi possível graças a uma parceria entre a Prefeitura e o Governo Federal. A iniciativa faz parte do Plano de Gestão “Fortalecimento da Cadeia de Pequi e Frutas da Região Médio Norte de Mato Grosso, realizado com o apoio do Programa REM MT e do Fundo Brasileiro para a Biodiversidade – FUNBIO.

A agroindústria irá processar e transformar uma variedade de frutas e o pequi nativo dos pequenos produtores rurais dos assentamentos circunvizinhos. Essa versatilidade permite que a empresa atenda as diversas demandas do mercado, otimizando a produção, reduzindo o desperdício e agregando valores.

A agroindústria tem como objetivo atender os assentamentos Ema, Caju, Banco da Terra, Capão Verde I e II, e Furnas, fortalecendo a agricultura familiar e gerando renda para as comunidades locais. A iniciativa representa um importante passo para o desenvolvimento da região, impulsionando a produção de alimentos e a economia local.

A parceria entre; a Prefeitura de Alto Paraguai, na pessoa do prefeito Adair José Alves Moreira (MDB), o Governo Federal e COPERREDE possibilitou a aquisição dos equipamentos e a estruturação da indústria, demonstrando o compromisso com o apoio à agricultura familiar.

“A construção dessa indústria é um sonho que se torna realidade para os agricultores dos assentamentos”, afirma a secretária de agricultura do município, Evanielle Ferreira de Oliveira. “Com essa iniciativa, vamos fortalecer a produção local, gerar empregos e garantir a segurança alimentar das nossas famílias.”

A inauguração dessa agroindústria no assentamento Água Santa representa um marco para a agricultura familiar na região, demonstrando o potencial de parcerias entre o poder público e as comunidades locais.

Participaram do evento representantes da Empaer-MT, IBAMA, Sicredi, FUNBIO, Programa REM-MT, diversos legisladores do município, incluindo a vereadora Raquel Pereira (MDB) do município, prefeito Adair José Moreira (MDB), o deputado estadual Chico Guarnieri (PRD), acompanhado dos vereadores de Barra do Bugres; Cleide Oliveira (Republicanos) e Fábio Almeida (PRTB) e população local.

Da redação – por JB de Menezes