Alto Paraguai impulsiona Agricultura Familiar com projeto inovador de fruticultura e extrativismo
Na manhã deste sábado, 29 de março, a secretária municipal de Agricultura de Alto Paraguai, Evanielle Ferreira de Oliveira, reuniu-se com pequenos produtores do Assentamento Água Santa para discutir o Plano Municipal de Agricultura Familiar no município, com apoio do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM) e Coletivo Passiflora na representação Pedro Bourroul e Thais Banward.
Entre as principais ações debatidas, destacaram-se o incentivo ao cultivo de fruticultura e o fortalecimento do extrativismo na região.
A comunidade já conta com a COPERREDE, recentemente inaugurada, que reúnem 28 pequenos produtores rurais da região, com apoio da Secretaria Municipal de Alto Paraguai.
Segundo o gerente da COPERREDE, Douglas Ribeiro Trindade, foi estabelecido o compromisso de que cada produtor dedique, pelo menos, 1/4 de hectare ao cultivo de frutas como: Maracujá, Abacaxi, Acerola, Goiaba, Tamarindo, Graviola, Cupuaçu, Cacau, Açaí, Seriguela e Pitanga que dá um total de 38.25 hectares, até o presente momento.
O projeto também contempla o extrativismo de espécies típicas como: Pequi, Mangaba, Buriti, Caju do Cerrado e Cajazinho, valorizando os recursos naturais e promovendo a sustentabilidade.
O gerente Douglas lembra que os novos cursos do cultivo de maracujá já estão programados: entre 7 e 9 de abril, outra turma será capacitada no assentamento Água Santa e, entre 28 e 30 de abril, será a vez dos produtores do assentamento CAJU.
Da redação – por JB de Menezes