Alunos barrabugrenses pedem ajuda para representar o estado em Feira Nacional
Durante a Feira de Ciências na Escola de Mato Grosso (FCE/MT), realizado no mês de novembro na capital do estado, a direção, alunos e professores do quadro de funcionários da Escola Estadual Alfredo José da Silva, localizada no município de Barra do Bugres, tiveram uma feliz surpresa ao verem o projeto de um dos alunos ser o ganhador da feira e ser classificado entre os finalistas na Feira Brasileira de Ciência e Engenharia 2015 (Febrace), que acontecerá de 16 à 20 de março em na Universidade de São Paulo (USP).
O trabalho da escola barrabugrense foi escolhido dentre mais de 80 projetos inscritos de todo o estado de Mato Grosso que participava do evento naquela ocasião. Déborah Diogo Guedes, aluna da escola Alfredo José da Silva obteve êxito trazendo além do certificado de primeira colocação o orgulho de ter representado Barra do Bugres no evento.
Após a etapa final eliminatória para participar da Feira Brasileira de Ciência e Engenharia 2015 (Febrace), vei à tona as dificuldades e a falta de incentivo que a educação de Mato Grosso oferece aos jovens estudantes. A escola não dispõe de recursos para custear as despesas de viagem dos alunos e da professora que irão representar o estado na feira nacional.
Para custear as despesas da delegação de Barra do Bugres os professores e a direção da escola esta tendo de recorrer a amigos, autoridades e empresários locais. “A prefeitura de Barra do Bugres, através do prefeito Julio Florindo se colocou à disposição nos cedendo às passagens para São Paulo, agora faltam recursos para hospedagem e translado” disse Aluna Déborah Diogo Guedes revelando que a inscrição para o evento foi pagos através de cotinhas dos professores e funcionários da escola. Aproveitando a aluna agradeceu todas as pessoas envolvidas na arrecadação de recursos e o empresário Cidimar Sansão que sensibilizou doando R$ 500,00 (Quinhentos) reais para ajudar no custeio da viagem.
A direção da Escola Alfredo José da Silva esta realizando venda de pizza com objetivo de angariar mais recursos necessários para os jovens estudantes se deslocarem até a cidade de São Paulo. A pizza esta sendo vendidas pelo preço simbólico de R$ 15,00 (quinze reais) através dos telefones do diretor Júnior (65) 9911 – 3136 e da professora Laura (65) 9811-7073.
A Febrace é um movimento nacional de estímulo ao jovem cientista, que todo ano é realizado na Universidade de São Paulo uma grande mostra de projetos. A participação dos jovens inovadores é uma oportunidade para troca de experiências, já que participam escolas públicas e privadas, com projetos das áreas de ciências agrária, biológicas, exatas, humanas, saúde, sociais aplicadas e engenharias.
A Febrace é promovida e organizada pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo e será realizada de 16 a 20 de março em São Paulo, com a participação de mais de 300 projetos selecionados de todas as regiões do Brasil.
Fonte: barra1