Alunos da Bolívia criam gel feito com coca que alivia dores de chikungunya
Gel foi aplicado diretamente nas articulações dos pacientes.
América Latina foram registrados 36.732 casos confirmados da doença.
Quatro estudantes universitários bolivianos desenvolveram um gel feito com a folha de coca que, aplicado nas articulações, alivia a dor provocada pela doença chikungunya.
“A coca tem 14 alcaloides, dos quais sintetizamos quatro deles que têm propriedades analgésicas”, explicou Hugo Nuñez, um dos criadores do produto, ao jornal El Deber de Santa Cruz, no leste da Bolívia.
O gel foi aplicado várias vezes ao dia nas articulações de pacientes com chikungunya e foi constatado um evidente alívio nas dores.
A chikungunya é causada por um vírus homônimo transmitido pela picada dos mosquitos Aedes aegypti e Aedes albopictus. A doença provoca febre e fortes dores nas articulações.
“O vírus fica nas articulações e impede a irrigação sanguínea, por isso os anti-inflamatórios não costumam chegar diretamente ao lugar da dor”, detalhou Damaris Vaca, outra das criadoras do produto, premiado em uma feira universitária de Ciência e Tecnologia.
Os criadores do gel, estudantes de fisioterapia e cinesiologia (estudo dos movimentos humanos), tentam potencializar seus resultados com o ultrassom, para facilitar a penetração do medicamento e esperam provar sua eficácia no caso de artrite.
Segundo dados recentes da Organização Mundial de Saúde (OMS) e da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) na América Latina foram registrados 36.732 casos confirmados de transmissão autóctone de chikungunya. Desses casos, 1.190 foram registrados na Bolívia.
A Bolívia é o terceiro produtor mundial de coca depois de Colômbia e Peru, segundo estimativas oficiais.
G1