Alunos da Escola Silvana Daniel participam de projeto de Xadrez
Alunos da Escola Municipal de Educação Infantil Professora Silvana de Souza Daniel de Barra do Bugres participam do projeto de Massificação do Xadrez, promovido pela Federação Matogrossense de Xadrez (FMTX), em parceria com a Prefeitura do município. A unidade escolar municipal é a primeira a ser contemplada com o projeto.
São 24 alunos que estão aprendendo técnicas que melhoraram a parte cognitiva das crianças, ajudando na assimilação de vários conteúdos, funções mais importantes como a atenção, a orientação, a memória, etc. Visto que o aluno deve desenvolver um raciocínio rápido. Salientou o diretor da unidade escolar, Anderson Oliveira.
De acordo com a professora Sonia Reche, voluntária no projeto que já conta com 24 crianças inscritas no momento, os alunos estão amando o novo aprendizado e o resultado em sala de aula é surpreendente. Sonia afirma que a FMTX disse que o Governo do Estado pretende reforçar os investimentos no projeto de massificação para o ano de 2023. O projeto começou no dia 29 de julho deste ano. “Nós estamos ensinado o básico, mas é surpreendente o interesse dos alunos no Xadrez”, ressaltou.
O xadrez exercita e melhora a memória, bem como a capacidade de concentração e o pensamento crítico. Este jogo de tabuleiro ajuda igualmente à socialização, favorecendo a integração de crianças e jovens em ambientes escolares. O xadrez também ensina aos mais jovens que as regras devem ser respeitadas.
ASSECOM