Após afastamento do cargo, prefeito rebate acusação e exonera secretário
Afastado judicialmente do cargo na ultima segunda segunda (11), após pedido do Ministério Público, o prefeito de Juscimeira, Valdecir Luiz Colle, o Chiquinho do Posto (PSD), rechaçou as acusações do órgão de que teria cometido uma série de desmandos na área de saúde. Além do social-democrata, o secretário municipal de Saúde, José Ozete Freitas, foi retirado das funções. Segundo o gestor, no entanto, as falhas encontradas foram pontuais e o titular da pasta foi exonerado para colaborar com as investigações.
Segundo o MP, a prefeitura teria cobrado pela realização de exames médicos como raio-x, não providenciou o transporte para pacientes que realizam hemodiálise em Rondonópolis e, quando o fez, houve falta de segurança, falta de medicamentos e morosidade em responder ofícios.
Em sua defesa, o prefeito também preside a Associação Mato-Grossense de Municípios (AMM), alega que a insegurança aos pacientes foi um fato isolado, uma vez que um veículo utilizado pela empresa prestadora do serviço pegou fogo e teve que ser substituído. Atualmente, sustenta que a situação está normalizada, inclusive, devido a existência de um ônibus e três ambulâncias para transportar as pessoas.
O gestor nega que qualquer cobrança tenha sido feita para a realização de exames e que, em casos pontuais, algumas pessoas preferem pagar pelo serviço particular do que esperar na fila do SUS. Quanto a falta de medicamentos, a justificativa foi a de que houve aumento da demanda. A falta de resposta a ofícios também foi rechaçada.