DestaquesPolítica

Articulação de Botelho na ALMT garante pavimentação da MT-030 até a Ponte de Ferro

Deputado cobra retomada das obras paralisadas e reforça compromisso com produtores e turismo local

Moradores das comunidades rurais do entorno da Ponte de Ferro aguardam com expectativa a conclusão das obras de pavimentação das rodovias MT-030 e MT-402, que somam quase 16 quilômetros em Cuiabá. Neste mês, o deputado estadual Eduardo Botelho (União Brasil) voltou cobrar o governo do Estado, por meio da Indicação nº 2288/2025, a finalização do asfalto no trecho que liga a Avenida dos Trabalhadores à Ponte de Ferro, até a MT-402, no Distrito do Coxipó do Ouro.

A melhoria da infraestrutura viária tem sido uma das bandeiras de Botelho, que atua diretamente na articulação por recursos e execução das obras. “Essa pavimentação garante mobilidade mais segura, facilita o escoamento da produção agrícola e valoriza o potencial turístico da região da Ponte de Ferro e do Coxipó do Ouro”, destacou o parlamentar, ao justificar a urgência da indicação.

À frente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) em 2023, Botelho teve papel decisivo na destinação de recursos, junto aos demais deputados, para tirar do papel esse sonho antigo dos pequenos produtores da região, que esperam desde 2022 por melhorias.

Entenda o atraso

A obra, no entanto, virou uma verdadeira novela. Iniciada em março de 2022, foi interrompida em dezembro do mesmo ano. No dia 6 de julho de 2023, Botelho esteve com gestor da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra-MT), Marcelo Oliveira, acompanhado por 25 líderes comunitários, para cobrar a retomada das obras. Segundo o secretário, os contratos anteriores foram cancelados por falta de execução e uma nova licitação foi realizada. Mas, os serviços ainda não foram concluídos.

Para Botelho, a pavimentação da MT-030 até a MT-402 é estratégica para Cuiabá, pois conecta bairros e comunidades rurais. Além de ser uma rota alternativa para Chapada dos Guimarães, pois reduz em até 30 km o percurso atual.

Sensível à demanda dos produtores, o deputado reafirmou o compromisso da ALMT, que aprovou ainda na sua gestão como presidente da Casa de Leis, a Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2025 com um orçamento de R$ 36,6 bilhões. “Essa indicação é mais uma ação concreta em defesa da agricultura familiar e do desenvolvimento sustentável da nossa Capital”, reforçou Eduardo Botelho.

Produtores rurais beneficiados

A Central das Associações Rurais de Cuiabá (CAR), que acompanha de perto o andamento da obra, listou algumas comunidades locais que serão diretamente beneficiadas: Coxipó do Ouro, Arraial dos Freitas, São Jerônimo, Recanto Tranquilo, Recanto dos Bandeirantes, Ponte de Ferro, Rio dos Médicos, Flor da Mata, Terra Santa, Jurumirim e o distrito do Aguaçu.

Fonte: Assessoria de Gabinete
Fotos: Vanderson Ferraz | ALMT e Secom/MT