DestaquesPolítica

Assembleia Itinerante supera expectativa em Pontal do Araguaia

Nesta edição, a novidade aconteceu no dia 26, quando os moradores tiveram a inclusão do projeto Educação Legislativa em Movimento, de autoria do deputado Wancley Carvalho

A 14ª edição do programa “Assembleia Itinerante” reuniu população, empresários e classe política de nove municípios do Araguaia. O evento, que durou quinta e sexta-feira, foi sediado no município de Pontal do Araguaia, mas abarcou as populações de Barra do Garças, General Carneiro, Torixoréu, Ribeirãozinho, Araguainha, Araguaiana, Ponte Branca e Novo São Joaquim, com serviços de cidadania, atendimentos médicos e exames, emissão de documentos, entre outros.

Nesta edição, a novidade aconteceu no dia 26, quando os moradores puderam  ser inseridos no projeto “Educação Legislativa em Movimento”, de autoria do deputado Wancley Carvalho, realizado na Escola Estadual São Miguel. Aberto na quinta-feira (26), já como um dos primeiros trabalhos oferecidos pelo “Assembleia Itinerante”,  seguiu, devido a procura, até o meio-dia de sexta-feira, numa ação inédita da Mesa Diretora. O projeto “Educação Legislativo em Movimento” foi considerado um sucesso pelos organizadores, e contou com a participação ativa dos alunos nas atividades de reciclagem e palestras.

“É gratificante saber que o Assembleia itinerante aproxima a população do Parlamento com a oferta de serviços essenciais aos moradores, conseguindo acessar todo Mato Grosso, a exemplo da 14ª edição que está acontecendo em Pontal do Araguaia e região”, disse o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Eduardo Botelho (DEM).

Em relação ao “Mutirão da Cidadania”, os servidores do projeto, já às 7 horas, registraram as primeiras pessoas que foram à Escola Municipal São Jorge, no bairro Maria Joaquina I, buscar ações como emissão de documentos, orientação jurídica, consultas e exames médicos.

O deputado Adalto de Freitas(Patriota), que tem como base política a região do Araguaia, destacou a aproximação que a Assembleia Itinerante traz em relação às comunidades mais distantes da capital.

“Temos convicção que esses serviços serão de valiosa importância para a população. Não tenho dúvidas que será uma data marcante para Pontal do Araguaia e todas as demais cidades da redondeza”, enfatizou ele.

Acompanhando o irmão Pedro Ferreira Mendonça, devido ao problema de saúde dele, a dona de casa Luzia Ferreira de Freitas procurou os serviços oferecidos pelo Assembleia Itinerante para  atendimento médico.  Luzia Ferreira explicou que há dias vinha tentando marcar uma consulta no hospital da região, no entanto, não consegue devido a grande demanda.

“Quero ver meu irmão curado. Ele precisa dos meus cuidados 24 horas por dia e essa oportunidade foi muito boa para nós, principalmente, em relação aos atendimentos médicos. Estou muito feliz com essa iniciativa”, disse erla.

Palestras – A Escola Estadual São Miguel tem 420 alunos do ensino fundamental e médio. De iniciativa inédita no Assembleia Itinerante, o Projeto Educação Legislativo em Movimento foi considerado um sucesso pelos organizadores, que contou com a participação ativa dos alunos nas atividades de reciclagem e palestras.

“Estamos muito satisfeitos emtrazer até o Araguaia este projeto, que proporciona dias de reflexão aos alunos sobre um meio ambiente sustentável”, agradeceu o diretor Adauberan Manuel de Freitas.

“Levar o serviço de cidadania para o interior do estado significa um marco importante para o Poder Legislativo. O Educação em Movimento é uma novidade que chegou para ficar”, destacou um dos organizadores do evento, Ricardo Adriane.

Para o coordenador do Assembleia Itinerante Amarildo Monteiro, o Araguaia é uma região que muitos falam se referem como “em esquecimento”, no entanto, segundo ele, o Poder Legislativo de Mato Grosso tem procurado essa aproximação.

“Além de trazer os deputados até cada ponto do estado, também conhecemos de perto os problemas dessas cidades. O mutirão da cidadania proporciona esse privilégio, esse contato bem próximo”, afirmou Monteiro.

Atendimentos – O produtor rural Deoclésio de Azevedo Cardoso viajou cerca de 40 quilômetros para participar do Assembleia Itinerante. Ele fez uma nova via de seu RG, pois a anterior havia perdido na roça.

“Para mim foi importante viajar essa distância, porque aqui não precisamos ficar esperando por muito tempo. Este trabalho de cidadania precisava ser feito ao menos uma vez por mês”, recomendou o produtor rural.

A confeiteira Maria de Lourdes Carvalho aproveitou a chance e usou os serviços do Espaço Beleza, onde cortou o cabelo. Ela disse que falta de tempo  e a de crise financeira fizeram ela se afastar de itens considerados supérfluos pelas famílias brasileiras. “É gratificante demais. Aqui temos ótimos profissionais e a fila é pequena. Outro detalhe, não precisamos pagar pelo corte”, destacou Maria de Lourdes.

 O prefeito de Pontal do Araguaia, Gerson Rosa de Moraes (PSDB) citou o evento como sendo um marco para a população araguaiense.

“Essa data vai ficar marcada para a história da região. A Assembleia sai da capital e vem para o interior trazendo serviços que devolvem a dignidade à população. Infelizmente, os prefeitos não conseguem atender toda a demanda”, frisou ele.

O primeiro-secretário da Assembleia, deputado Guilherme Maluf (PSDB), lembrou que o Poder Legislativo tem prestado serviços essenciais, especialmente na área de saúde, onde a a população mais carente sente mais falta.

“Essa região sempre foi carente em termos de infraestrutura e necessita de uma atenção diferenciada do Estado. O momento é esse com o Assembleia Itinerante e a população reconheceu isso por meio da procura, especialmente exames ligados à urologia e neurologista”, acrescentou o parlamentar.

O presidente da Câmara Municipal de Pontal, Leandro Cardoso, ficou surpreso com a estrutura do programa. Ele aproveitou a ocasião para agradecer a oportunidade de atendimento à população.

“É uma satisfação receber essa estrutura,  principalmente em relação aos atendimentos médicos, pois temos muita demanda parada que os municípios não conseguem atender. Isso ajuda a desafoga o setor”, apontou ele.

Cursos – Ainda na sexta-feira (27), das 7h às 17h, foram oferecidos os cursos de capacitação para agentes de saúde e profissionais da educação infantil. Estes eventos aconteceram no anfiteatro da Universidade Federal de Mato Grosso, câmpus Pontal do Araguaia.

O programa “Assembleia Itinerant”e foi instituído pela Resolução nº 4.297, de 11 de setembro de 2015, com o propósito contemplar todas as regiões do estado, promovendo cidadania à população, bem como buscando solucionar as demandas das regiões.

José Luís Laranja / Secretaria de Comunicação Social

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *