Assistência Social dá agilidade ao atendimento social na zona rural
A Secretaria Municipal de Assistência Social de Barra do Bugres – SMAS, ao longo da semana do dia 25 a 29 de abril, junto com as equipes volantes do CRAS Maracanã e do CRAS União realizaram o Projeto “Páscoa da Alegria”, ofereceram à 132 crianças e adolescentes, em comemoração à páscoa, a entrega do kit de guloseimas no Distrito do Assari e nas comunidades: Buriti Fundo e Queimado.
E as equipes volantes do CRAS Maracanã e do CRAS União levaram a oficina de pintura vazada em bolsa de tecido, no Distrito de Nova Fernandópolis e no distrito do Assari e nas comunidades: Cabaças, Campo Verde e Queimado, nessa atividade foram atendidas 78 mulheres. E nessas comunidades houveram diversos atendimentos, como cadastramento ou atualização do CadÚnico, visita domiciliares e atendimentos sociais, atendendo 88 famílias.
De acordo com a secretaria municipal de assistência social, Joana Miriam Pereira Carrasco, as equipe volantes possuem um cronograma de atendimentos nos distritos e comunidades rurais, que permitem que os profissionais conheçam os usuários e o território, facilitando o levantamento das demandas individuais e coletivas, desenvolvem serviços para identificar as vulnerabilidades e as potencialidades de cada território, facilitam o acesso da população a direitos sociais, e desenvolve uma metodologia de trabalho social de caráter descentralizado e participativo. “Nas atividades realizadas durante a última semana de abril/2022, as equipes volantes atenderam mais de 298 famílias em 02 (dois) distritos e 04 (quatro) comunidades, com acolhimentos, orientações, encaminhamento para rede socioassistencial e cadastro para programas sociais, oficina e cursos, o que ajuda as famílias em situação de vulnerabilidade social a terem acesso a política de assistência social”, explica a secretária.
Equipe Volante consiste em uma equipe adicional que integra um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) em funcionamento, com objetivo de prestar serviços no território de abrangência do CRAS, para famílias referenciadas a este CRAS. Essas famílias vivem em locais de difícil acesso, distantes desta unidade física, ou estão dispersas no território. E a equipe volante é responsável por realizar a busca ativa destas famílias, desenvolver o Serviço de Proteção e Atendimento Integral às Famílias (PAIF) e demais serviços de Proteção Básica, que poderão ser adaptados às condições locais específicas, desde que respeitem seus objetivos.
Fonte: Assistência Social