Ato Cívico comemora 78 anos de emancipação político-administrativa de Barra do Bugres
Durante a manhã desta terça-feira, 19/04, data em que se celebra o Dia do índio, o município comemorou 78 anos de emancipação político-administrativa. O evento foi realizado no ginásio de esportes Arlindo Buck que contou com a participação de autoridades políticas, várias escolas, pais de alunos e comunidade.
Participaram do evento 28 escolas municipais, duas particulares, seis escolas estaduais e três faculdades; UAB, Unemat e Unopar.
A abertura e o encerramento do evento foi realizado pela Orquestra Sinfônica do Projeto Doce Vida, mantido pelo Grupo Barralcol. O Projeto Nova Integração, composto por jovens e adolescentes, mantido pela Polícia Militar também se apresentou no evento.
Nas apresentações, a pequena aluna Eloisa Silva Neto Costa do Cesc declamou um poema “as belezas turísticas de Barra do Bugres. Alunas da Escola Estadual Julieta Xavier apresentaram uma coreografia de dança. O aluno Edgar Monzilar Barreto Medrado, aldeia Umutina, cantou música a andorinha, na língua Umutina. Moradores da comunidade Vão Grande apresentou a dança típica dos quilombolas Siriri. Membros do Clube de Desbravadores Guerreiros da Primavera, da Igreja Adventista de Barra do Bugres, Pelotão de Elite realizou uma Ordem Unida, a qual recebeu muitos aplausos da plateia.
A professora e secretária de Educação do município, Bernadete Gregolin, enalteceu pais, alunos e profissionais da educação ao prestigiar um ato cívico, após dois anos de pandemia, onde fez questão de enaltecer os protagonistas que sempre tiveram uma posição de destaque, no processo da educação de Barra do Bugres. Bernadete lembrou das pessoas que fizeram história no início da cidade, que lutaram nos tempos difíceis e hoje serve para nortear os valores de luta, honestidade, persistência, respeito a cultura, e vislumbrar futuro para as novas gerações.
Ao falar do aniversário de Barra do Bugres, o vereador e professor de Matemática Subtenente PM Marivaldo (MDB), vice-presidente da Câmara de Vereadores, lembrou da hospitalidade dos moradores que os acolheram assim que chegou no município. Hoje membro do legislativo municipal, disse que o objetivo dos seus pares, que por parte são de outros município, é trabalhar para melhorar vida da população trabalhando em parceria com o Executivo barrabugrense. Marivaldo parabenizou a todos os indígenas por também ser uma data comemorativa a eles.
A prefeita Azenilda Pereira (MDB) parabenizou pais, alunos e profissionais da educação, imbuídos na organização do evento que comemorou os 78º aniversário da cidade e aos indígenas do Território Umutina, neste dia 19 de abril, Dia do Índio. A prefeita fez questão de lembrar das pessoas que perderam suas vidas na pandemia. “Meu sentimento é de gratidão a toda a população que tem dado apoio a nossa gestão, para construir uma Barra do Bugres melhor.
O ex-prefeito Arnaldo Pereira, o deputado estadual Dilmar Dal Bosco (UB – União Brasil), líder do Governo, participaram da cerimônia, juntamente com diversos vereadores e secretários municipais.
ASSECOM