Esportes

Brasil encara Suíça em primeiro jogo pós-título das Confederações

seleçãoDepois da conquista da Copa das Confederações, aplicando 3 a 0 na Espanha na decisão, a Seleção Brasileira volta a campo de espírito renovado para enfrentar a Suíça, em amistoso programado para esta quarta-feira, às 15h45 (de Brasília), no Estádio St. Jacob-Park, na Basileia, na Suíça.

O técnico da equipe, Luiz Felipe Scolari, pretende aproveitar este bom momento para poder encorpar ainda mais a base montada durante a Copa das Confederações, liderada mais uma vez por Neymar. O treinador sabe que seu time precisa chegar entrosado e bem equilibrado para a grande prioridade, que é a Copa do Mundo de 2014.

“Teremos contra a Suíça mais uma oportunidade de colocarmos a Seleção Brasileira para jogar e melhorar aquilo que precisamos consertar. Fomos bem na Copa das Confederações, mas sabemos que a Copa do Mundo vai exigir muito mais de nós e, portanto, temos que evoluir. Esses amistosos que estão por vir, até o Mundial, serão fundamentais neste trabalho”, afirmou o treinador.

Os jogadores brasileiros concordam que o clima é altamente positivo, mas sabem que a cobrança voltará a ser forte se os resultados nos amistosos não forem satisfatórios.

“A Copa das Confederações está na lembrança do torcedor, especialmente a vitória sobre a Espanha na decisão. Mas entendemos que, se os resultados nos amistosos forem ruins, logo voltarão a cobrar, pois a pressão na Seleção será sempre grande e isso é compreensível. Portanto, temos de tratar essa partida com a Suíça com a seriedade que ela merece”, analisou o atacante Fred.

O único problema de Felipão para a partida desta quarta, em relação aos 11 que entraram em campo na final da Copa das Confederações, é o zagueiro David Luiz, que não foi a campo no único treino da Seleção para o duelo contra a Suíça. Enquanto o elenco realizou atividade no St. Jacob Park Stadium, o defensor permaneceu no hotel, sob os cuidados do departamento de fisioterapia.

O atleta se recupera de dores no joelho direito e deve ficar no banco de reservas, cedendo seu lugar a Dante, na dupla de zaga formada com Thiago Silva. Além do problema do jogador, Felipão confirmou que planeja fazer duas ou três alterações na equipe campeã.

Pelo lado da Suíça, o Brasil pode esperar um adversário complicado. O time venceu Chipre por 1 a 0 em seu último jogo nas Eliminatórias europeias para a Copa do Mundo de 2014 e lidera o Grupo E com 14 pontos, com a classificação muito bem encaminhada.

“Sabemos o que representa enfrentar a Seleção Brasileira e podemos fazer um grande jogo contra eles. Não vamos mudar o nosso estilo de jogo, ainda mais porque é um amistoso em que vamos poder observar qual proposta de jogo deve prevalecer. A minha expectativa é de uma grande partida”, disse o alemão Ottmar Hitzfeld, técnico da Suíça.

O único desfalque na Suíça será o zagueiro Johan Djourou, emprestado ao Hamburgo pelo Arsenal. Durante esta pré-temporada europeia, o jogador sofreu lesão, foi operado nesta segunda e será baixa pelas próximas duas semanas. A dupla de zaga será formada por Philippe Senderos e Timm Klose.

Já no meio-campo, Hitzfeld substituirá Gokhan Inler, suspenso para a próxima rodada das Eliminatórias, por Blerim Dzemaili. A dúvida do treinador fica no ataque, em que Seferovic e Gavranovic disputarão uma vaga de centroavante, no esquema tático 4-5-1.

A principal estrela dos anfitriões é o jovem atacante Xherdan Shaqiri, uma jovem revelação do Bayern de Munique. Ele deverá dar muito trabalho para a defesa de Felipão, que chegou a receber de jogadores que jogam na Alemanha informações sobre a qualidade deste atleta. A Suíça aparece em 15º lugar no Ranking da Fifa, enquanto a Seleção Brasileira está na nona colocação.

FICHA TÉCNICA
SUÍÇA X BRASIL

Local: Estádio St. Jacob-Park, na Basileia (Suíça)
Data: 14 de agosto de 2013 (Quarta-feira)
Horário: 15h45(de Brasília)
Árbitro: não divulgado pela organização

SUÍÇA: Diego Benaglio, Stephan Lichtsteiner, Philippe Senderos, Timm Klose e Ricardo Rodriguez; Valon Behrami, Valentin Stocker, Blerim Dzemaili e Granit Xhaka; Xherdan Shaqiri e Mario Gavranovic (Seferovic)
Técnico: Ottmar Hitzfeld

BRASIL: Júlio César, Daniel Alves, Thiago Silva, Dante (David Luiz) e Marcelo; Luiz Gustavo, Paulinho, Oscar e Hulk; Neymar e Fred
Técnico: Luiz Felipe Scolari

 

 

Gazeta Esportiva

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *